Estamos prestes a conhecer as duas vencedoras da 36ª edição dos Prémios Dona Antónia Adelaide Ferreira, um marco do empreendedorismo feminino e dos valores humanistas. A aguardada revelação acontece já no dia 1 de julho, data em que será entregue o Prémio Consagração de Carreira, que homenageia um percurso de trabalho consolidado e merecedor de reconhecimento público, e o Prémio Revelação, que visa reconhecer mulheres com um percurso relevante e em fase de afirmação.
Foi em 1988 que a família Ferreira e a Sogrape, dona da marca Porto Ferreira, lançaram os Prémios Dona Antónia, com um objetivo em mente: distinguir mulheres portuguesas com um percurso de vida excecional e que fazem a diferença no desenvolvimento económico, social e cultural do País.
Todos os anos, em cada edição, dá-se a conhecer protagonistas que representam o exemplo de vida e obra de Dona Antónia, eleitas por um júri autónomo e presidido por Artur Santos Silva.
‘Ferreirinha’, a corajosa e generosa
E que exemplo foi esse? Dona Antónia Adelaide Ferreira ficou conhecida carinhosamente como “Ferreirinha”. Foi uma figura marcante na história do Douro vinhateiro e um símbolo de empreendedorismo, altruísmo e generosidade. Nascida em 1811, dedicou a sua vida ao desenvolvimento económico, social e cultural da região, ajudando principalmente quem mais precisava. Aos 33 anos, ficou viúva e assumiu a liderança dos negócios familiares, tendo transformado aquela que viria a ser a casa FERREIRA numa referência no cultivo da vinha e na produção do Vinho do Porto.
Além do seu inspirador percurso enquanto empresária, Dona Antónia é recordada pela sua paixão e investimento pessoal na região do Douro, sem depender do apoio estatal. A sua generosidade para com os mais fracos e pulso firme face aos que mais tinham, deixaram a marca de uma mulher corajosa e determinada, detentora de vinhos finos e premiados também fora de portas, e cuja influência se estendeu a todo o território nacional.
Perpetuar o espírito inovador e inspirar
Os Prémios Dona Antónia nascem, assim, do legado de uma mulher inspiradora também com a missão de inspirar outras referências femininas a contribuir para que Portugal vá mais longe, nas mais variadas áreas.
Conheça as vencedoras das últimas edições:
35ª edição – Prémios de 2022
Prémio Consagração de Carreira: Teresa Gouveia
Prémio Revelação: Inês de Castro Gonçalvez
34ª edição – Prémios de 2021
Prémio Consagração de Carreira: Maria João Avillez
Prémio Revelação: Maria do Carmo Teixeira Bastos
33ª edição – Prémios de 2020
Prémio Consagração de Carreira: Catarina Furtado
Prémio Revelação: Alexandra Machado
Vale a pena conhecer todas as vencedoras dos Prémios Dona Antónia e descobrir, em breve, quem se juntará à lista como as próximas “Ferreirinha”.
CONTEÚDO PATROCINADO