A marca francesa de cosmética clean Caudalie sempre teve a preocupação, não só de fazer produtos respeitadores do planeta e das pessoas, mas também de ajudar ativamente a proteger o ambiente, tendo sido a primeira marca de cosmética a fazer parte da Associação 1% for the Planet. Através desta Associação, a marca reverte 1% do valor das suas vendas anuais para apoiar organizações que se dedicam à proteção ambiental, sendo o maior contribuidor europeu desta associação e, entre as empresas de beleza e cosmética, a que mais contribui a nível mundial.
Graças ao seu apoio, já foram plantadas até hoje mais de 10 milhões de árvores em 10 países, ajudando a recuperar vastas regiões afetadas pelas desflorestação para preservar a biodiversidade, ajudar a atenuar as mudanças climáticas e captar CO2, e também a apoiar o desenvolvimento e a criar empregos nas comunidades locais apoiadas.
No ano passado, ao visitar a equipa da Caudalie Portugal, os fundadores da marca, Mathilde e Bertrand Thomas, ficaram desolados com a destruição provocada pelos incêndios de 2017 no Parque Nacional da Serra da Estrela e decidiram ajudar a reflorestar a área ardida.
Com o financiamento da Caudalie e o apoio da organização portuguesa Montis, foi possível plantar mais de 12 mil árvores em zonas efetadas pelos incêncios que assolaram o Parque Nacional da Serra da Estrela, em particular na freguesia de Tordozendo. Para promover a biodiversidade, foram plantadas diferentes espécies de árvores e arbustos, mais capazes de resistir a incêndios e de atrair diversas espécies animais: mais de 6 mil carvalhos e, entre as restantes espécies, sobreiros, bétulas, castanheiros, amieiros, medronheiros, azereiros e pilriteiros.
“Temos muito orgulho em ter plantado 10 milhões de árvores em 10 países em 10 anos. E estas plantações em Portugal foram muito importantes para nós”, disse-nos Mathilde Thomas. “Pudemos constatar a extensão dos estragos provocados pelos incêncios de 2017 numa visita que as nossas equipas fizeram ao local e pareceu-nos imediatamente evidente apoiar a ONG Montis, tanto pela seriedade desta associação como pelo seuempenho na preservação da biodiversidade local.”
Também a General Manager da Caudalie Portugal, Madalena Gusmão, se sente feliz com este projeto da marca no nosso país. “Sinto muito orgulho neste projeto e nos valores que a marca preserva. Esta contribuição da Caudalie para a 1% for the planet através da plantação de 12 mil árvores no nosso país, em cooperação com a Montis, e especialmente na zona em questão, que foi tão afetada pelos incêndios, é uma clara evidência da preocupação ambiental da marca e do princípio de “Devolver à Terra um pouco do que ela nos dá todos os dias”. E plantamos árvores porquê? Porque nos permite preservar a biodiversidade, atenuar as mudanças climáticas e captar CO2. Sem dúvida, razões para continuarmos este projeto no nosso país nos próximos anos!”