A água é um bem precioso que desempenha um papel fundamental na nossa sobrevivência, no equilíbrio dos ecossistemas da Terra e numa ampla gama de atividades humanas, incluindo a agricultura e produção de energia.
No entanto, a escassez é uma ameaça real, devido a fatores como o desperdício, a poluição e as alterações climáticas. Uma realidade que torna ainda mais urgente mudarmos de hábitos, priorizando a conservação e o uso responsável deste recurso.
Como contribuir no nosso quotidiano
Dada a importância de adotarmos práticas sustentáveis no dia a dia, a ZERO — Associação Sistema Terrestre Sustentável deixa algumas dicas no seu site oficial. Conheça-as e ajude a garantir que a água continua a fluir para as gerações futuras.
-
Pode aproveitar a água de aquecimento do banho para substituir parte das descargas de autoclismo ou mesmo para cozinhar ou regar as plantas. Caso seja possível armazenar a água da chuva, pode utilizar na rega de jardins ou na lavagem dos carros.
-
Tem uma torneira a pingar? Costuma deixar a torneira aberta enquanto lava os dentes ou se ensaboa? Cada português consome em média 186 litros de água por dia — com o consumo doméstico a representar 131 litros —, sendo que a Organização Mundial de Saúde refere que 50 a 100 litros diários são suficientes para uma pessoa fazer face às suas necessidades básicas. Feche a torneira sempre que possível.
-
Também a roupa tem impacto na água consumida. Sabia que, para produzir uma simples t-shirt de algodão, podem ser necessários cerca de 2700 litros de água? Por isso, antes de comprar pense bem se precisa de mais roupa ou tente comprar em segunda mão.
-
A produção agrícola gasta 75% da água consumida em Portugal. A nível individual, podemos poupar água reduzindo o nosso desperdício alimentar ou substituindo parte dos produtos com uma maior pegada hídrica, por produtos menos consumidores de água, diminuindo, por exemplo, o consumo de carne e aumentando o de leguminosas, ou trocando a vitela por galinha, o que acabará por se traduzir numa poupança significativa para a economia familiar.
-
Faça da água da torneira a sua bebida de eleição. A água da torneira, além de ter excelente qualidade, permite uma poupança significativa face ao custo médio da água engarrafada e com uma pegada hídrica inferior.
-
Coloque as máquinas da roupa e louça a lavar apenas com a carga completa e, se possível, usando um programa eco. Estes programas apesar de terem maior duração permitem poupar água e energia.
-
Antes de colocar uma peça de roupa a lavar, pondere se será mesmo necessário lavar toda a peça ou se poderá lavar somente uma pequena parte à mão. Nem sempre é necessário pôr uma peça de roupa para lavar, apenas por uma pequena nódoa.
-
A simples opção por produtos sólidos, com menos água e menos embalagem pode significar uma poupança significativa, porque é mais fácil dosear e desperdiça-se menos