Até 22 de outubro, o Oeiras Parque recebe “Art From The Sea”, uma exposição de arte de cariz ecológico, que já percorreu o mundo e que agora estará presente no Shopping da Linha. Da autoria dos artistas Xandi Kreuzeder e João Parrinha, do coletivo artístico Skeleton Sea, esta mostra é constituída por várias esculturas impactantes de grandes dimensões, criadas a partir de lixo recolhido nas praias.
Abyss, Miss Flip Flop, Albatross Exhibitionist, Last Tuna II e Innocent Victim são as cinco obras que integram esta exposição, que inclui a representação de um “peixe do futuro” e uma instalação com 250 chinelos diferentes.
Estas peças visam alertar para a necessidade de mudança da ação humana, que é tão destrutiva para os oceanos, de modo a garantir que estes seres distópicos nunca serão mais do que um produto da imaginação. São um alerta para a realidade atual e um lembrete de que há um futuro à porta, no qual o ecossistema marinho será completamente diferente do que conhecemos atualmente, onde tudo o que resta é o colorido desbotado e inanimado de plásticos abandonados, se não houver cuidados na preservação do mesmo.
A exposição assume-se como um veículo de sensibilização e consciencialização para os problemas ambientais e as suas possíveis soluções. É um convite para que se reflita sobre a urgência de um modelo de sociedade e cidadania mais sustentável, que vise a preservação dos ecossistemas. Neste caso em particular, a preservação do ecossistema marinho, tão vital à existência humana.