Jakub Jankto tem 27 anos, é futebolista profissional, jogador do Getafe, mas está agora emprestado ao Sparta de Praga. E saltou para as bocas do mundo devido ao seu grito de liberdade, uma vez que, numa atitude praticamente inédita no futebol, decidiu publicar um vídeo nas suas redes sociais onde assume a sua homossexualidade.
“Como toda a gente, tenho as minhas forças, tenho as minhas fraquezas. Tenho uma família, tenho os meus amigos. Tenho um trabalho, que tenho realizado da melhor forma que consigo, durante anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como toda a gente, eu também quero viver a minha vida em liberdade, sem medos, sem preconceito, sem violência, mas com amor. Eu sou homossexual, e não quero esconder-me mais”, escreveu o jogador.
As reações ao vídeo não se fizeram esperar e a caixa de comentários inundou-se de mensagens de força e de empatia. Uma atitude transversal também ao mundo do futebol, onde o Real Madrid, o Getafe e o Sparta de Praga, por exemplo, fizeram publicações de apoio ao jogador. Já Neymar mostrou de forma incondicional o seu apoio a Jakub Jankto, ao afirmar perentoriamente que “todo o ser humano tem direito de ser o que quiser e quem quer”.