
A 8 de Maio de 2025, o norte americano Robert Prevost foi eleito Papa, ao fim de dois dias de Conclave. Considerado um progressista, escolheu o nome Leão XIV, assumindo um claro compromisso com a justiça social, pelo que se espera que defenda o legado do Papa Francisco em diversas matérias, como a imigração (no Peru revelou cuidado para com os imigrantes venezuelanos naquele país – mais de 1,5 milhões) e as alterações climáticas (são conhecidas as declarações de Leão XIV sobre a necessidade de um maior envolvimento da igreja na proteção do planeta).
No que respeita às mulheres, assim como o papa Francisco, é a favor de um maior destaque das mulheres na igreja – teve, aliás, um papel decisivo nessa reforma durante o pontificado do seu antecessor – mas contra a ordenação das mulheres: “Algo que também precisa de ser dito é que ordenar mulheres — e, curiosamente, algumas mulheres já disseram isto — ‘clericalizar as mulheres’ não resolve necessariamente um problema, pode até criar um novo problema”, afirmou Leão XIV em outubro de 2023, durante o Sínodo sobre a Sinodalidade.

Robert Francis Prevost e nasceu em 14 de setembro de 1955 (69 anos) em Chicago, nos Estados Unidos (tem dupla nacionalidade, americana e peruana), filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez – excelente cozinheira -, de ascendência espanhola. Tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph. Estudou no Seminário dos Padres Agostinianos e é licenciado em Matemática pela Villanova University, Pensilvânia, e, em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em St. Louis. Fez os seus votos solenes em 1981. Estudou Teologia na Catholic Theological Union em Chicago e, aos 27 anos, foi enviado a Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, tornando-se sacerdote em 1982. Trabalhou na missão de Chulucanas, em Piura, Peru, entre 1985 e 1986. Em 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, do Peru, tendo sido ordenado como bispo nesse mesmo ano. Em 2018 tornou-se adjunto do vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Em 2023 tornou-se presidente da Comissão Pontífice para a América Latina e nesse mesmo ano foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco. A a 6 de fevereiro de 2025, Francisco promoveu-o à Ordem dos Bispos.
Fotos Lusa