Cada vez mais, as pessoas tomam consciência da necessidade de combater a destruição do meio ambiente com actos como não poluir as nascentes dos rios com lixo, controlar a emissão de gases tóxicos que contaminam o ar e evitar o empobrecimento do solo com as queimadas. Da mesma forma, cresce a consciência de que é preciso proteger o corpo humano dos danos causados por alimentos tratados com pesticidas, fertilizantes e conservantes. Incapazes de processar as substâncias inorgânicas, os órgãos acumulam subprodutos que podem causar envelhecimento precoce, alergias e a longo prazo, doenças graves como o cancro. Mas é possível resguardar o corpo dos danos das substâncias inorgânicas consumindo os chamados alimentos biológicos, que recebem esse nome por serem cultivados sem o uso de adubos químicos e pesticidas agrícolas. Como se não bastasse, as frutas, verduras, legumes e grãos orgânicos costumam ser mais saborosos e têm as suas características nutricionais integralmente preservadas por não receberem hormonas vegetais para estimular a maturação e o crescimento.
A actriz Maria Fernanda Cândido, de 31 anos, tira benefícios das propriedades dos biológicos há três anos. "Sou adepta de uma alimentação natural, e os alimentos que contêm pesticidas são comprovadamente nocivos à saúde", disse ela.
O mesmo cuidado vale para as bebidas. "Eu gosto de sumos naturais e água-de-coco. Jamais gostei de álcool", acrescenta. "Para mim, ter uma vida saudável passa por ter uma alimentação correcta, dormir bem, manter o bom humor e, acima de tudo, ter integridade, alegria e amor no coração", diz. "Com essas atitudes, cultivo o bem-estar e fico em paz e bem com a vida e comigo mesma."
Horta e mercado
Produzidos em menor escala, os produtos biológicos têm um preço cerca de 25% superior ao dos alimentos cultivados nos moldes tradicionais. Embora os defensores deste tipo de produtos argumentem que é melhor pagar mais pelo carrinho do supermercado do que gastar mais tarde com o médico e a farmácia, a alternativa encontrada por muitas pessoas tem sido o cultivo doméstico de algumas hortaliças. As hortas feitas no quintal, no jardim ou nos vasinhos da varanda podem ser um bom começo. Contudo, se a pessoa optar pelas frutas e legumes normais, pode tentar tomar algumas precauções para reduzir a presença de químicos: escolha sempre os vegetais da estação, que recebem menos produtos e descasque-os para tirar as substâncias que se acumulam na superfície. Zelar pela comida que se prepara para a família e pela saúde dos entes queridos não é só um cuidado extra, é também um gesto de amor.
Conselhos úteis
. Prefira as frutas da estação, oferecidas por preços mais convidativos. Evite as muito grandes, que podem ter excesso de fertilizantes.
. Lave legumes, verduras e frutas numa solução suave de detergente e água pura ou numa mistura de água e vinagre. Deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e depois enxagúe.
. Descasque legumes e frutas para ter a garantia de não ingerir os fungicidas que se concentram na casca.
. Resíduos de pesticidas e hormonas sintéticos costumam acumular-se nos tecidos gordurosos dos animais. Por isso, procure retirar a pele e a gordura das carnes e opte por lacticínios com baixo teor de gordura, como os queijos magros e iogurtes desnatados.
Onde comprar estes produtos
. Mercado de produtos biológicos no Príncipe Real, em Lisboa, todos os sábados das 9 h às 14 h.
. Mercado Municipal de Matosinhos
. Mercado de Torres Vedras (Pavilhão da Feira de São Pedro)
. BIOCOOP, Lisboa (21.9410479)
. Naturocoop, Porto (22.5372558)
ELAS TAMBÉM PREFEREM OS BIOLÓGICOS
MAITÊ PROENÇA Para ela, os produtos biológicos estão relacionados com a manutenção da beleza.
CAMILA PITANGA A morena mantém o peso sem dieta e valorizando os alimentos naturais.
PATRÍCIA PILLAR Legumes e verduras sem adição de substâncias químicas são sinónimo de saúde.