Caminhar, além de melhorar o aparelho respiratório e cardiovascular, fortalece os músculos das pernas, coxas e tronco, aumenta a flexibilidade e a resistência, reduz os níveis de colesterol no sangue, diminui a tensão arterial e os níveis de stress, além de queimar calorias (em meia hora consegue ver-se livre de cerca de 300 calorias).
*Equipamento: escolha roupa prática, leve e confortável (o algodão é o melhor tecido), como calças ou calções, t-shirts ou sweat-shirts, e calçado próprio (ténis macios e com solas aderentes); não se esqueça do relógio, para controlar a duração da caminhada) e do leitor de mp3, pois a música ajuda a relaxar.
*Frequência e duração: Caminhe entre 20 a 30 minutos, três vezes por semana, em dias alternados. Comece por andar devagar e aumente o ritmo de forma gradual.
*Locais: Não existem restrições. O conselho é que comece por lugares planos, deixando para mais tarde os inclinados.
*Postura correcta: Respire sempre forma ritmada e profunda; coloque primeiro o calcanhar no chão e só depois a planta do pé; quando estiver a subir, incline-se ligeiramente para a frente e dê passos pequenos, colocando os pés com a planta totalmente no solo; nas descidas realize de novo passos pequenos e firmes, mas incline-se um pouco para trás.