Apesar de serem mais caros e denem sempre serem fáceis de encontrar, os alimentos biológicos estão cada vezmais na moda. E mesmo que as pesquisas relativamente aos seus efeitos benéficosna saúde continuem largamente por fazer, o certo é que o facto de estarem livresda grande maioria dos químicos presentes nos alimentos ditos ‘normais’ faz comque a aposta neles seja cada vez maior, tanto da parte dos produtores como dosconsumidores.
Tecnicamente, o modo de produçãobiológico é um sistema de produção de base ecológica, que recorre ao usode boas práticas agrícolas tendo em conta a melhoria da fertilidade do solo, oequilíbrio e a diversidade do ecossistema agrícola e a qualidade ambiental, bemcomo o bem-estar animal e a saúde humana. A agricultura biológica não usapesticidas ou fertilizantes químicos, antibióticos, hormonas de crescimento ouaditivos alimentares. Os alimentos bio também não são geneticamentemodificados.
Para proteger os consumidores alegislação comunitária definiu critérios para a classificação dos alimentoscomo biológicos, os únicos a poderem ostentar o símbolo da UE de ‘AgriculturaBiológica’. Este dá-lhe garantias mínimas de qualidade, no entanto, ainda não éobrigatório pelo que poderá haver alimentos bio que não o ostentem. Adquiri-losem locais referenciados e saber decifrar os rótulos faz pois toda a diferençana hora da compra.
Deve saber que…
… ser de origem biológica não significaque um alimento esteja completamente isento químicos mas sim que foi sujeito a parâmetrosmais exigentes no que respeita aos que são permitidos e ao seu conteúdo máximo.
… um alimento produzido de formabiológica poderá ainda assim apresentar químicos proibidos provenientes decontaminação acidental dos solos (culturas convencionais anteriores ou deterrenos adjacentes) ou do ar, mas serão, por norma, residuais.
… frutas e legumes cultivados semquímicos terão em princípio um valor nutricional mais elevado, com maisvitaminas, mais minerais e mais anti-oxidantes embora ainda não existam dadoscientíficos conclusivos sobre isto.
… comer bio pode não serecológico. Como? Comprar tomates biológicos vindos da Austrália pode ser bompara a sua saúde mas o impacto ambiental do transporte até à sua mercearia émuito negativo. Se quiser pensar no planeta poderá até ser mais sensato comerum alimento não bio produzido localmente do que bio vindo de longe. O idealserá, claro, bio local.