O consultório médico fica algures em Benfica, numa rua de que nunca ouviu falar, ou então já lá foi mas de todas as vezes passa uma hora e meia perdida no meio de ruas sem indicações convencida de que nunca vai conseguir encontrar a saída. A solução é simples. Antes de ir espreite o site Via Michelin . Basta colocar o nome da rua de onde parte e onde quer chegar que o site dá-lhe as indicações pormenorizadas do caminho a seguir. Com a vantagem de poder escolher entre vários percursos: económicos, mais rápidos, com e sem portagens…
Deixe de ir ao supermercado
As compras na Internet estão a vulgarizar-se cada vez mais, o que não é de espantar se pensarmos no conforto que é poder encomendar a partir de casa. Algumas alternativas à ida ao supermercado: El Corte Inglès, Continente , Pingo Doce . O melhor é que pode fazer listas de compras dos artigos que já sabe que adquire todos os meses, o que evita ter de estar sempre à procura do que pretende no catálogo. Sempre que precisar, basta introduzir a sua lista e, eventualmente, fazer modificações e acrescentos que quiser.
Compre livros mais baratos
E não são só os seus. Muitos pais começaram já a adquirir os livros escolares por esta via, já que até beneficiam de um desconto de, pelo menos, 10%. Alguns locais: Fnac , Continente , Staples , Media Books , Webboom (neste pode até fazer a pesquisa por escola e ano de escolaridade). Para escapar ao preço dos portes, encomende com outros pais e dividam essa quantia.
Perca menos tempo a navegar
Mas sem deixar de consultar os sites e blogs da sua preferência. Para isso, pode juntá-los todos numa única página (chamam-se a estas páginas ‘agregadores’) onde é possível visualizar todas as actualizações de uma forma mais cómoda e prática já que evita andar a passear de página em página. Pode ler as notícias na altura ou guardá-las para ler mais tarde. Os mais populares: Bloglines , Google Reader ou Feed Burner .
Esqueça as repartições
Se ainda não o fez inscreva-se no site da Direcção Geral das Contribuições e Impostos e passe a entregar as declarações de IRS, pedir certidões e comprar o selo do carro online (e não diga que não é capaz, mesmo que na primeira vez perca quatro horas a aprender, vai poupar-lhe muitas horas no futuro). www.e-financas.gov.pt/dgci .
Adira à factura electrónica
Além de ser mais ecológico evita as idas ao Multibanco ou às instalações dos serviços. Hoje em dia, água, luz e gás possibilitam esta forma de pagamento, mas também outros serviços como a Internet por cabo ou ADSL e as operadoras de telefone móvel. Se não gosta do débito bancário pode pagar na Internet através do site do seu banco. Actualmente, todos têm serviços online que lhe permitem fazer transferências e pagamentos em menos de 5 minutos com grande segurança.