126242530.jpg

Nunca se questionou de onde lhe vem a vocação inata para a pintura, para a expressividade oral, ou para fazer contas de cabeça ou resolver equações do 5.º grau? Se pensar que esse jeito, que sempre levou na brincadeira, se transformou em gosto e moldou o seu percurso profissional, talvez a origem esteja no tipo de inteligência que você possui.

Até há pouco tempo, acreditava-se de que a inteligência poderia ser medida através do simples teste do QI (Quociente de Inteligência), que mede apenas um determinado tipo de inteligência: a lógica. Durante anos a fio, o teste de QI serviu para analisar a inteligência lógica e linguística, determinando e catalogando as pessoas em função do mesmo e não colocando a hipótese de existirem outros tipos de inteligência. As empresas utilizavam-no para recrutar pessoal, ciente de que os seus resultados conduziriam a trabalhadores com o perfil adequado e determinariam se a pessoa que temos à nossa frente, é ou não, inteligente. Mas não será este teste redutor das nossas verdadeiras capacidades?


O homem das sete inteligências

Foi em 1983 que o americano Howard Gardner provocou uma pequena revolução quando publicou o livro ‘A teoria da inteligências múltiplas’ no qual afirmava que cada um de nós possui, em maior ou menor grau, vários tipos de inteligência apesar de haver uma que prevalece sobre as outras menos ‘trabalhadas’.

Segundo este professor da Universidade de Harvard, só esse facto poderia explicar porque é que há várias pessoas, que possuem baixos resultados no teste de QI, conseguem ser bem sucedidas em diversas áreas profissionais.

A inteligência, segundo Gardner, não é mais do que ‘A capacidade para resolver problemas ou elaborar produtos valorizados num ambiente cultural ou comunitário’. Para este teórico, todos nascemos com vários potenciais, mas devido às relações que estabelecemos com o ambiente que nos rodeia e a cultura com que somos confrontados, somos levados a desenvolver determinadas vertentes da nossa inteligência em detrimento de outras. No fundo, cada um de nós pode alcançar um respeitável nível de competência para cada habilidade cerebral, sempre que tenhamos o estímulo e a formação necessárias. E isso é o que nos faz ao longo da vida, desenvolver as ferramentas necessárias para resolvermos os mais diversos problemas e situações.

Para este professor são sete os diferentes tipos de inteligência que podemos desenvolver: Verbal ou Linguística, Lógico-Matemática, Cinestésica Corporal, Espacial, Musical, Interpessoal e Intrapessoal.


De Mozart a Gandhi

Saber em que tipo de inteligência nos encaixamos, até pode ser aparentemente fácil. Basta olharmos para aquilo que nos moldou a vocação e nos fez seguir um determinado trajecto profissional. No entanto, apesar de acharmos que podemos facilmente catalogar a nossa mente numa determinada categoria, podemos sempre revelar talentos desconhecidos, que não são tão evidentes.


Senão imagine, o que teria sido de Mozart se a sua genialidade musical tivesse sido completamente ofuscada por um teste psicotécnico revelador de uma inteligência pobre a nível linguístico e matemático? Ou até mesmo os génios da pintura como Van Gogh ou Gaugin? E o que teria sido de Einstein, que na escola era um péssimo aluno, mas que foi quem descobriu a teoria da relatividade? Este tipo de talentos implica um determinado tipo de inteligência dominante, onde também entram em linha de conta a lógica, mas igualmente os condicionalismos ambientais e culturais.


Segundo Gardner, a inteligência linguística pode ser exemplificada pelos grandes escritores; a do corpo é revelada através dos atletas; mas também existe a inteligência que nos permite compreender os outros, da qual Freud, o pai da psicanálise, é um bom exemplo; a da solidariedade e da paz, como Gandhi; ou a intrapessoal, que nos permite compreender profundamente o nosso próprio ser, como o escritor Proust.


(Re)Descubra os seus talentos

Antes de deitar contas à vida, sobre qual o tipo de inteligência que lhe tocou, leia em pormenor o que caracteriza cada uma delas, e esteja atenta ao tipo de profissões ou de talentos para o qual poderá estar mais apta.


É aquela que nos ‘persegue’ desde sempre e que geralmente aparece nos testes psicotécnicos que tanto odiamos por nunca conseguirmos acabar tudo dentro do tempo limite. As pessoas que revelam uma capacidade lógico-matemática têm propensão para contas e tratam os números por tu. São rápidas no cálculo mental, possuem a excelente capacidade prática de solucionar problemas que envolvam números e são capazes de pensar de forma abstracta. Geralmente descobrem sempre quem é o criminoso de um filme de mistério, quando ele ainda se encontra no início da trama e quantificam os problemas quotidianos de forma surpreendente. São muito curiosos com o mundo que os rodeia, fazem muitas perguntas que começam com ‘porquê’ e adoram fazer experiências.

Profissões: Cientistas, matemáticos, engenheiros, gestores informáticos.

As palavras são o seu mundo. Adora falar, escrever, ler e tem enorme facilidade em expressar-se? Memoriza termos, faz palavras cruzadas com a mesma facilidade que declama um poema de Fernando Pessoa, e não tem qualquer tipo de dificuldade em utilizar a linguagem como vínculo de expressão e em comunicar com os demais. A sua inteligência permite-lhe lidar de forma criativa com as palavras. Tem muito jeito para contar histórias, para dar explicações e lembra-se bem do que lhe contaram – até das palavras exactas – nem que tenha sido há 30 anos.

Profissões: Professores, jornalistas, escritores, actores, advogados, tradutores e criativos.

– Inteligência Cinestésica-Corporal:

Utiliza o corpo como forma de expressão, possui agilidade, destreza e flexibilidade corporal suficiente para o utilizar como potencial de trabalho e resolver problemas. Como refere Gardner, “Há pessoas portadoras de uma inteligência física equivalente às suas aptidões linguísticas ou numéricas.” Os portadores deste tipo de inteligência, são possuidores de coordenação corporal, equilíbrio e rápidos reflexos. Têm muito jeito para manejar objectos e executar tarefas com eles que exijam muita precisão e destreza manual.

Profissões: Desportistas, artesãos, cirurgiões ou bailarinos.

– Inteligência Espacial:

Este tipo de inteligência caracteriza-se em pessoas que possuem um sentido de orientação muito apurado. Pessoas que decoram facilmente o caminho numa cidade que nunca visitaram antes na vida, que vêem o Mundo facilmente esquematizado, quase a três dimensões. A noção do espaço e da direcção está sempre bem presente, há como que uma visualização imediata de um sítio, ou projecto.

Profissões: Marinheiros, arquitectos, escultores ou decoradores

– Inteligência Musical:

Os ritmos, os sons, a vibração, os acordes e as notas musicais não possuem segredos para as pessoas dotadas de uma inteligência musical. Facilmente constroem melodias, inventam sinfonias, reconhecem e distinguem sons muito semelhantes entre si ou decoram com grande facilidade letras e músicas. Conseguem fazê-lo com a mesma facilidade dos que possuem uma inteligência lógica ou linguística. Pessoas com uma inteligência musical necessitam de estar rodeadas de som, cantam com frequência, cantarolam e aprendem a tocar instrumentos com facilidade.

Profissões: Músicos, compositores, cantores

– Inteligência Interpessoal:

É a capacidade de conhecer o mundo através do ponto de vista de outra pessoa, de se pôr no seu lugar. Pessoas que possuem a capacidade de compreensão, de aceitar o próximo, de ajuda e de solidariedade, intuem a personalidade, as motivações e intenções dos que a rodeiam. Este tipo de pessoas disponibilizam-se, são voluntariosas e nunca metem o seu próprio ego como uma prioridade. São impulsionadores, activos e solidários.

Profissões: Psicólogo, médico, enfermeiro e até político

– Inteligência Intrapessoal:

Se possui um conhecimento profundo sobre o seu si próprio, consegue definir-se sem se enganar a si mesmo, possui um alto nível de compreensão, auto-disciplina e auto-estima, então você possui uma inteligência intrapessoal, que lhe permite administrar os seus sentimentos e emoções tendo em conta os seus projectos e objectivos, consegue identificar os seus pontos fortes e as suas fraquezas.

Profissões: Não estando orientada para nenhum tipo de profissão em particular, tem propensão para todas elas, principalmente aquelas onde é suposto controlar os seus impulsos e emoções. Este tipo de inteligência pode ser encontrada em muitíssimas pessoas, misturada com outros tipos de inteligência dominante. Pode sempre dar um excelente investigador, filósofo (se bem que é cada vez mais raro) ou teórico.

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

TSMC vai cobrar mais pelos chips fabricados fora de Taiwan

TSMC vai cobrar mais pelos chips fabricados fora de Taiwan

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias (com vídeo)

Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias (com vídeo)

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

"Existe uma dúvida razoável relativamente a qual das colisões é que causou a morte". Ivo Lucas atira culpas da morte de Sara Carreira para outro condutor

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites