As mulheres têm vozes delicadas. Os homens, graves. Quando nos exaltamos, podemos adquirir aquele irritante tom de voz esganiçado e quando estamos doentes ficamos com a vozinha por um fio. Podemos até ficar sem ela, afónicas! Há quem minta com as palavras, mas a voz acaba sempre por denunciar o farsante. Pela voz percebemos se alguém está triste ou alegre, cansado ou fresquinho que nem uma alface. Se está a ser sincero ou a esconder-nos algo. Mesmo que não conheçamos a pessoa e não a estejamos a ver, pela voz percebemos se é homem ou mulher e muitas vezes até conseguimos saber se é um jovem ou alguém de mais idade. A voz pode ainda denunciar o nosso estrato sócio-cultural e a nossa atitude. Por sua vez, a psicologia revela que crianças valorizadas são adultos de voz clara e bem articulada e, pelo contrário, miúdos sujeitos a educações autoritárias ou castradoras desenvolvem um tom baixo e tímido.

Mas para que a voz não se canse e não nos ‘doa’ temos de a estimar. São as nossas cordas vocais duas pregas musculares que ficam em posição horizontal dentro da laringe que ao vibrarem por acção do ar originam o som da nossa voz. E, como as cordas vocais são músculos, são sensíveis a estados de tensão e até à nossa atitude. Por exemplo, pessoas autoritárias costumam falar com voz grossa, porque comprimem a laringe, dificultando a vibração das cordas vocais, e quanto menos elas vibram mais grave é o som. Já quando nos exaltamos e gritamos, os músculos ficam em tensão, a laringe e as cordas vocais esticam, daí a voz aguda. Há ainda muitos agentes agressivos para as nossas cordas vocais e que podem dar cabo da nossa voz. Fique atenta, sobretudo se é um instrumento fundamental no seu dia-a-dia.

Os grandes inimigos

Tabaco, álcool, alterações de temperatura ou roupas demasiado justas são perigos para a manutenção de uma boa voz. Veja como eles prejudicam as suas cordas vocais e como pode diminuir os malefícios.


Tabaco

As centenas de substâncias tóxicas presentes nos cigarros são altamente irritantes. Estes venenos provocam um inchaço constante das cordas vocais, daí a voz normalmente mais grossa dos fumadores. O consumo de tabaco pode ainda, e na pior das hipóteses, conduzir ao cancro da laringe, boca, lábios e pulmões.


Álcool

São sobretudo as bebidas destiladas, como o uísque e o vodka, que mais a prejudicam. O efeito anestésico do álcool faz também com que a pessoa fale mais alto, muitas vezes forçando as cordas vocais sem se dar conta disso. A longo prazo, o consumo de álcool está também associado a alguns tipos de cancro, nomeadamente o da laringe, da língua e dos pulmões.


Barulho

Torna-se perigoso para a voz quando tentamos competir com ele. Em ambientes demasiado barulhentos para nos fazermos ouvir temos necessidade de falar cada vez mais alto, forçando as cordas vocais. Assim sendo, neste tipo de situação fale apenas o indispensável.


Roupa justa

À primeira vista pode parecer estranho, mas de facto aquilo que vestimos também pode comprometer a nossa voz. Golas que apertem o pescoço dificultando a movimentação da laringe e das cordas vocais e camisolas ou casacos que apertem o tórax ou a região abaixo das costelas tornando mais difícil uma respiração eficaz acabam por constituir esforços adicionais quando falamos. O uso de saltos altos, uma vez que altera a postura e a maneira de respirar quando nos tentamos equilibrar, pode ter o mesmo efeito.


Fazer vozinhas

Há quem o faça quando atende o telefone. Outros fazem-no para imitar alguém. Mas por vezes as pessoas nem se dão conta de que estão a falar com uma voz que não é a sua, forçando, mais uma vez, as cordas vocais. No imediato não há problema, mas a longo prazo pode perder a voz!


Pastilhas para a garganta

Têm um efeito anestésico, que pode levar-nos a falar de mais precisamente quando as cordas vocais estão mais debilitadas. Resultado: em vez de melhorarmos, podemos piorar. Chupe-as, mas lembre-se de que não está em condições de falar muito e, sobretudo, não abuse delas.


Frio

O choque térmico provocado por bebidas ou alimentos muito frios provoca inchaço e mucosidade nas cordas vocais. Antes de engolir qualquer coisa gelada, aqueça-a um pouco na boca.


Refluxo gastroesofágico

Muitas vezes, quando nos sentimos maldispostas porque comemos de mais ou algo que nos fez mal, o suco gástrico pode subir pelo esófago e atingir a laringe e as cordas vocais. O suco gástrico é altamente irritante para as cordas vocais e a laringe. Aliás, quem tem esta sensação percebe imediatamente como este suco, fora do seu habitat natural, é agressivo. Para que isto não lhe aconteça, evite comer muito tarde ao jantar e deitar-se logo a seguir. Os alimentos mais passíveis de provocar esta agressão são os gordurosos, condimentados, citrinos, bebidas gasosas e café. Se costuma acordar com azia e mau hálito, pode ser que venha a sofrer de refluxo gastroesofágico. Controle os seus horários e hábitos alimentares.


Desidratação

Não fique com sede por muito tempo. Ao beber, está a lubrificar as cordas vocais, que à medida que perdem lubrificação entram em atrito sempre que falamos. Isto faz com que possamos ficar roucas ou ter dificuldade em falar. Quem está todo o dia em ambientes com ar condicionado corre maior risco de desidratação.Por isso redobre o consumo de água.


Má postura

Esticar, baixar ou entortar o pescoço quando se está a falar altera a posição da laringe e prejudica a projecção da fala.

As cordas vocais também envelhecem

Quando um bebé nasce, basta o seu primeiro choro para o médico saber se está tudo bem com a criança. Depois, à medida que o ser humano vai crescendo, a sua voz vai sofrendo alterações, maturando e envelhecendo. É mais ou menos entre os seis anos e o início da puberdade que se começa a conseguir distinguir a voz de um menino da de uma menina. Porém, só na puberdade as diferenças se tornam mais drásticas. Nesta altura, o crescimento da laringe acompanha o restante crescimento corporal, o que está associado a todas as alterações hormonais próprias da idade. A voz dos rapazes torna-se muito mais grave, porque as suas cordas vocais crescem até 1 centímetro entre os 14 e os 15 anos, enquanto as das meninas crescem até 4 milímetros.

A maturação máxima da voz ocorre entre os 25 e os 40 anos. Esta tornase estável e apresenta características próprias, consoante o sexo, e raramente se confunde a fala de um homem com a de uma mulher. A partir dos 40, à medida que vamos envelhecendo, a voz também vai perdendo a vivacidade. E a quantas mais agressões a sujeitarmos pior. As alterações são mais precoces nas mulheres e acompanham as mudanças hormonais da menopausa. Porém, as mudanças nas vozes masculinas são mais notórias, tornando-as mais instáveis e agudas.

Outros factores físicos contribuem para o envelhecimento da voz. A capacidade respiratória fica reduzida, o que faz com que o idoso forme frases mais curtas, pois sente necessidade constante de reabastecer os pulmões de ar. A musculatura da laringe começa a atrofiar, causando o típico tremor vocal, e as cartilagens da laringe vão calcificando e endurecendo. Isto reduz a mobilidade da laringe e diminui a extensão vocal. Em idades muito avançadas, quando a coordenação motora dá sinais de falha, a pessoa começa a cansar-se mais e a ter dificuldades na velocidade da fala.

Sabia que…

… as cordas vocais femininas vibram mais de 200 vezes por segundo? Ao cantar, uma soprano eleva esse numero para mais de 1000 vibracoes por segundo.

… os homens tem a voz mais grossa porque as suas cordas vocais sao maiores do que as das mulheres.

A NAO ESQUECER

1 Respire pelo nariz. Assim o ar e aquecido, humedecido e filtrado antes . de chegar aos pulmões e torna-se menos agressivo para as cordas vocais.

2 Guarde momentos do dia só para si. Relaxe, respirando pela barriga, ou seja, inspire longamente, enchendo os pulmões em toda a extensão. Deixe a barriga descontrair-se, colocando uma mão sobre esta. Expire calmamente pela boca.

3 Os chás de perpétuas-roxas ou de cebola são benéficos e recomendados por cantores e profissionais da rádio.

Mais no portal

Mais Notícias

Como criar passwords fortes, seguras e que não precisa de memorizar

Como criar passwords fortes, seguras e que não precisa de memorizar

Charlene do Mónaco celebra 47.ºaniversário

Charlene do Mónaco celebra 47.ºaniversário

Moda: Planeta vermelho

Moda: Planeta vermelho

IA no E-commerce: estudo prevê impacto positivo de perto de 30 mil milhões de euros em 2025

IA no E-commerce: estudo prevê impacto positivo de perto de 30 mil milhões de euros em 2025

Eurico on Crack: Petiscos, boa onda e vista para o rio Tejo

Eurico on Crack: Petiscos, boa onda e vista para o rio Tejo

Gio Rodrigues confessa ser vaidoso: “Quero chegar impecável aos 50 anos”

Gio Rodrigues confessa ser vaidoso: “Quero chegar impecável aos 50 anos”

Pedro Alves faz revelações inéditas sobre a mulher

Pedro Alves faz revelações inéditas sobre a mulher

Este ano quero ser artista!

Este ano quero ser artista!

Musk promete carros totalmente autónomos da Tesla a circular em junho

Musk promete carros totalmente autónomos da Tesla a circular em junho

Zé Manel e o futuro

Zé Manel e o futuro

Em

Em "Terra Brava": Casamento de Afonso e Xana repleto de acontecimentos

“A Semente do Figo Sagrado”: Heroínas contra a tirania do Irão

“A Semente do Figo Sagrado”: Heroínas contra a tirania do Irão

CARAS Decoração: A arte de iluminar os espaços

CARAS Decoração: A arte de iluminar os espaços

VOLT Live: Estagnação da rede de carregamento

VOLT Live: Estagnação da rede de carregamento

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Taxa de mortalidade infantil em Setúbal é superior à media europeia, em contraste com resto do País

Taxa de mortalidade infantil em Setúbal é superior à media europeia, em contraste com resto do País

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em "O Crime do Padre Amaro"

Há esperança (e exuberância ) na gastronomia nacional

Há esperança (e exuberância ) na gastronomia nacional

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

Vão ser investidos 950 milhões de euros em centros de dados em Portugal em 2025

Vão ser investidos 950 milhões de euros em centros de dados em Portugal em 2025

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

CARAS Decoração: Regresso aos clássicos, um

CARAS Decoração: Regresso aos clássicos, um "must" na decoração

Atsumori: Dança de Luzes e Sombras, um Rito entre Mundos

Atsumori: Dança de Luzes e Sombras, um Rito entre Mundos

Respirar ou sobreviver?

Respirar ou sobreviver?

Teste ao Microsoft Surface Laptop: Um portátil com 20 horas de autonomia

Teste ao Microsoft Surface Laptop: Um portátil com 20 horas de autonomia

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Novo estudo associa antibióticos, antivirais e vacinas à redução do risco de demência

Novo estudo associa antibióticos, antivirais e vacinas à redução do risco de demência

Maya Booth assinala quarto aniversário do filho com novas fotografias

Maya Booth assinala quarto aniversário do filho com novas fotografias

O benefício surpreendente da água com gás

O benefício surpreendente da água com gás

Xpeng apresenta 'carro voador' com autonomia de mil quilómetros

Xpeng apresenta 'carro voador' com autonomia de mil quilómetros

Quatro novos álbuns nacionais para ouvir com atenção

Quatro novos álbuns nacionais para ouvir com atenção

Maria Grazia Chiuri evoca inocência da infância no desfile de alta-costura da Dior

Maria Grazia Chiuri evoca inocência da infância no desfile de alta-costura da Dior

Heritable Agriculture: Startup nascida na Google usa Inteligência Artificial para melhorar colheitas

Heritable Agriculture: Startup nascida na Google usa Inteligência Artificial para melhorar colheitas

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Bem-vindos ao ano da Serpente

Bem-vindos ao ano da Serpente

Curadoria eclética: a arte de combinar estilos

Curadoria eclética: a arte de combinar estilos

A transformação na Logística & Transportes

A transformação na Logística & Transportes

União Europeia: O “retiro informal” de António Costa, numa bela mansão campestre fora de Bruxelas

União Europeia: O “retiro informal” de António Costa, numa bela mansão campestre fora de Bruxelas

Stefan Vogel - Arte no limiar do sonho

Stefan Vogel - Arte no limiar do sonho

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Celebridades assistem ao desfile de alta-costura da Dior, em Paris

Celebridades assistem ao desfile de alta-costura da Dior, em Paris

Quantos mortos até ao final século devido a temperaturas extremas? Dados oferecem resposta avassaladora: 2,3 milhões só nas cidades europeias

Quantos mortos até ao final século devido a temperaturas extremas? Dados oferecem resposta avassaladora: 2,3 milhões só nas cidades europeias

Maria Manuel Mota:

Maria Manuel Mota: "Queremos produzir uma grande descoberta mundial nos próximos cinco anos"

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo