As mulheres têm vozes delicadas. Os homens, graves. Quando nos exaltamos, podemos adquirir aquele irritante tom de voz esganiçado e quando estamos doentes ficamos com a vozinha por um fio. Podemos até ficar sem ela, afónicas! Há quem minta com as palavras, mas a voz acaba sempre por denunciar o farsante. Pela voz percebemos se alguém está triste ou alegre, cansado ou fresquinho que nem uma alface. Se está a ser sincero ou a esconder-nos algo. Mesmo que não conheçamos a pessoa e não a estejamos a ver, pela voz percebemos se é homem ou mulher e muitas vezes até conseguimos saber se é um jovem ou alguém de mais idade. A voz pode ainda denunciar o nosso estrato sócio-cultural e a nossa atitude. Por sua vez, a psicologia revela que crianças valorizadas são adultos de voz clara e bem articulada e, pelo contrário, miúdos sujeitos a educações autoritárias ou castradoras desenvolvem um tom baixo e tímido.

Mas para que a voz não se canse e não nos ‘doa’ temos de a estimar. São as nossas cordas vocais duas pregas musculares que ficam em posição horizontal dentro da laringe que ao vibrarem por acção do ar originam o som da nossa voz. E, como as cordas vocais são músculos, são sensíveis a estados de tensão e até à nossa atitude. Por exemplo, pessoas autoritárias costumam falar com voz grossa, porque comprimem a laringe, dificultando a vibração das cordas vocais, e quanto menos elas vibram mais grave é o som. Já quando nos exaltamos e gritamos, os músculos ficam em tensão, a laringe e as cordas vocais esticam, daí a voz aguda. Há ainda muitos agentes agressivos para as nossas cordas vocais e que podem dar cabo da nossa voz. Fique atenta, sobretudo se é um instrumento fundamental no seu dia-a-dia.

Os grandes inimigos

Tabaco, álcool, alterações de temperatura ou roupas demasiado justas são perigos para a manutenção de uma boa voz. Veja como eles prejudicam as suas cordas vocais e como pode diminuir os malefícios.


Tabaco

As centenas de substâncias tóxicas presentes nos cigarros são altamente irritantes. Estes venenos provocam um inchaço constante das cordas vocais, daí a voz normalmente mais grossa dos fumadores. O consumo de tabaco pode ainda, e na pior das hipóteses, conduzir ao cancro da laringe, boca, lábios e pulmões.


Álcool

São sobretudo as bebidas destiladas, como o uísque e o vodka, que mais a prejudicam. O efeito anestésico do álcool faz também com que a pessoa fale mais alto, muitas vezes forçando as cordas vocais sem se dar conta disso. A longo prazo, o consumo de álcool está também associado a alguns tipos de cancro, nomeadamente o da laringe, da língua e dos pulmões.


Barulho

Torna-se perigoso para a voz quando tentamos competir com ele. Em ambientes demasiado barulhentos para nos fazermos ouvir temos necessidade de falar cada vez mais alto, forçando as cordas vocais. Assim sendo, neste tipo de situação fale apenas o indispensável.


Roupa justa

À primeira vista pode parecer estranho, mas de facto aquilo que vestimos também pode comprometer a nossa voz. Golas que apertem o pescoço dificultando a movimentação da laringe e das cordas vocais e camisolas ou casacos que apertem o tórax ou a região abaixo das costelas tornando mais difícil uma respiração eficaz acabam por constituir esforços adicionais quando falamos. O uso de saltos altos, uma vez que altera a postura e a maneira de respirar quando nos tentamos equilibrar, pode ter o mesmo efeito.


Fazer vozinhas

Há quem o faça quando atende o telefone. Outros fazem-no para imitar alguém. Mas por vezes as pessoas nem se dão conta de que estão a falar com uma voz que não é a sua, forçando, mais uma vez, as cordas vocais. No imediato não há problema, mas a longo prazo pode perder a voz!


Pastilhas para a garganta

Têm um efeito anestésico, que pode levar-nos a falar de mais precisamente quando as cordas vocais estão mais debilitadas. Resultado: em vez de melhorarmos, podemos piorar. Chupe-as, mas lembre-se de que não está em condições de falar muito e, sobretudo, não abuse delas.


Frio

O choque térmico provocado por bebidas ou alimentos muito frios provoca inchaço e mucosidade nas cordas vocais. Antes de engolir qualquer coisa gelada, aqueça-a um pouco na boca.


Refluxo gastroesofágico

Muitas vezes, quando nos sentimos maldispostas porque comemos de mais ou algo que nos fez mal, o suco gástrico pode subir pelo esófago e atingir a laringe e as cordas vocais. O suco gástrico é altamente irritante para as cordas vocais e a laringe. Aliás, quem tem esta sensação percebe imediatamente como este suco, fora do seu habitat natural, é agressivo. Para que isto não lhe aconteça, evite comer muito tarde ao jantar e deitar-se logo a seguir. Os alimentos mais passíveis de provocar esta agressão são os gordurosos, condimentados, citrinos, bebidas gasosas e café. Se costuma acordar com azia e mau hálito, pode ser que venha a sofrer de refluxo gastroesofágico. Controle os seus horários e hábitos alimentares.


Desidratação

Não fique com sede por muito tempo. Ao beber, está a lubrificar as cordas vocais, que à medida que perdem lubrificação entram em atrito sempre que falamos. Isto faz com que possamos ficar roucas ou ter dificuldade em falar. Quem está todo o dia em ambientes com ar condicionado corre maior risco de desidratação.Por isso redobre o consumo de água.


Má postura

Esticar, baixar ou entortar o pescoço quando se está a falar altera a posição da laringe e prejudica a projecção da fala.

As cordas vocais também envelhecem

Quando um bebé nasce, basta o seu primeiro choro para o médico saber se está tudo bem com a criança. Depois, à medida que o ser humano vai crescendo, a sua voz vai sofrendo alterações, maturando e envelhecendo. É mais ou menos entre os seis anos e o início da puberdade que se começa a conseguir distinguir a voz de um menino da de uma menina. Porém, só na puberdade as diferenças se tornam mais drásticas. Nesta altura, o crescimento da laringe acompanha o restante crescimento corporal, o que está associado a todas as alterações hormonais próprias da idade. A voz dos rapazes torna-se muito mais grave, porque as suas cordas vocais crescem até 1 centímetro entre os 14 e os 15 anos, enquanto as das meninas crescem até 4 milímetros.

A maturação máxima da voz ocorre entre os 25 e os 40 anos. Esta tornase estável e apresenta características próprias, consoante o sexo, e raramente se confunde a fala de um homem com a de uma mulher. A partir dos 40, à medida que vamos envelhecendo, a voz também vai perdendo a vivacidade. E a quantas mais agressões a sujeitarmos pior. As alterações são mais precoces nas mulheres e acompanham as mudanças hormonais da menopausa. Porém, as mudanças nas vozes masculinas são mais notórias, tornando-as mais instáveis e agudas.

Outros factores físicos contribuem para o envelhecimento da voz. A capacidade respiratória fica reduzida, o que faz com que o idoso forme frases mais curtas, pois sente necessidade constante de reabastecer os pulmões de ar. A musculatura da laringe começa a atrofiar, causando o típico tremor vocal, e as cartilagens da laringe vão calcificando e endurecendo. Isto reduz a mobilidade da laringe e diminui a extensão vocal. Em idades muito avançadas, quando a coordenação motora dá sinais de falha, a pessoa começa a cansar-se mais e a ter dificuldades na velocidade da fala.

Sabia que…

… as cordas vocais femininas vibram mais de 200 vezes por segundo? Ao cantar, uma soprano eleva esse numero para mais de 1000 vibracoes por segundo.

… os homens tem a voz mais grossa porque as suas cordas vocais sao maiores do que as das mulheres.

A NAO ESQUECER

1 Respire pelo nariz. Assim o ar e aquecido, humedecido e filtrado antes . de chegar aos pulmões e torna-se menos agressivo para as cordas vocais.

2 Guarde momentos do dia só para si. Relaxe, respirando pela barriga, ou seja, inspire longamente, enchendo os pulmões em toda a extensão. Deixe a barriga descontrair-se, colocando uma mão sobre esta. Expire calmamente pela boca.

3 Os chás de perpétuas-roxas ou de cebola são benéficos e recomendados por cantores e profissionais da rádio.

Mais no portal

Mais Notícias

48 ideias de presentes que dão para todos - da tia difícil ao amigo

48 ideias de presentes que dão para todos - da tia difícil ao amigo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Juntos há 14 anos, Ana Mesquita e João Gil casam-se em cerimónia invulgar

Juntos há 14 anos, Ana Mesquita e João Gil casam-se em cerimónia invulgar

O

O "look" de Letizia no reencontro com a filha em Marín

100 presentes de Natal para Homem

100 presentes de Natal para Homem

Hoje em Amor Maior', Francisca droga Manel (veja todas as fotos!)

Hoje em Amor Maior', Francisca droga Manel (veja todas as fotos!)

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Cortes orçamentais de Trump podem levar a mais de 2000 despedimentos na NASA

Cortes orçamentais de Trump podem levar a mais de 2000 despedimentos na NASA

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Moda:

Moda: "Look" festivaleiro

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

A poesia que sai à rua em Salvador

A poesia que sai à rua em Salvador

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

Investigadores conseguem novas

Investigadores conseguem novas "receitas" para reprogramar células que podem ajudar a combater o cancro

O futuro da energia é agora

O futuro da energia é agora

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Cocktail tóxico encontrado em plástico reciclado

Cocktail tóxico encontrado em plástico reciclado

A fruta comum que têm mais de 1600 elementos e que os cientistas querem ver reconhecida como

A fruta comum que têm mais de 1600 elementos e que os cientistas querem ver reconhecida como "superalimento"

A Sagração da Primavera - Quando a morte é também fonte de vida

A Sagração da Primavera - Quando a morte é também fonte de vida

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Bandos de pardais à solta

Bandos de pardais à solta

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1710

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1710

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Mercados de Natal: Às compras em Portugal e na Europa

Mercados de Natal: Às compras em Portugal e na Europa

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

As fotografias do casamento de Carminho e Diogo Clemente

As fotografias do casamento de Carminho e Diogo Clemente

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

Parabéns, bicharada!

Parabéns, bicharada!

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

E se os refugiados do clima formos nós?

E se os refugiados do clima formos nós?

Peregrinação vínica. Nem Douro nem Beira, é Meda!

Peregrinação vínica. Nem Douro nem Beira, é Meda!

“Uma mãe-chimpanzé educa os filhos tal como uma mãe humana devia educar os seus”. Os ensinamentos de Jane Goodall numa entrevista a VISÃO

“Uma mãe-chimpanzé educa os filhos tal como uma mãe humana devia educar os seus”. Os ensinamentos de Jane Goodall numa entrevista a VISÃO

Os visuais que Nelson Lisboa criou para Cristina Ferreira

Os visuais que Nelson Lisboa criou para Cristina Ferreira

Ator da SIC casa-se em cerimónia de sonho

Ator da SIC casa-se em cerimónia de sonho

Quem controla o futuro da habitação em Portugal?

Quem controla o futuro da habitação em Portugal?

Segway apresenta série de trotinetes elétricas Ninebot E3

Segway apresenta série de trotinetes elétricas Ninebot E3