Depois do parto, alimente-se de forma equilibrada e saudável, integrando no seu menu proteínas, vitaminas, minerais, glúcidos de absorção lenta (como arroz ou massa) e lípidos devem fazer parte integrante da sua dieta diária. Nada de se pôr a fazer dietas loucas se ainda estiver a amamentar, pois estará a prejudicar a qualidade do leite e a providenciar ao seu filho uma alimentação deficitária.
O regresso à actividade física deverá ser dada pelo seu médico obstetra. Se passou por uma cesariana deverá aguardar entre seis a oito semanas até que a incisão esteja completamente cicatrizada.
Se ainda se encontra a amamentar, o uso de um soutien de amamentação é fundamental. Utilize-o mesmo quando tiver de fazer exercício físico.
Comece por fazer exercício físico de forma lenta e gradual e aos poucos vá aumentando de frequência e intensidade.
Dê preferência aos exercícios tónico musculares, pernas, zona pélvica e abdominal. Curtas sessões de cinco minutos por dia, dão melhor resultado do que vinte minutos de treino intensivo duas vezes por semana.
Tudo leva o seu tempo e não exija do seu corpo mais do que ele pode dar. Aplicação diária de cremes, massagens ou uma alimentação cuidada, são pequenos mimos que lhe poderá ir dando. Ele agradece.