Porque escolheu a parisiense como inspiração para esta coleção?
Decidi voltar às raízes francesas da Lancôme e à mulher parisiense, por isso chamei à coleção ‘29, St. Honoré,’ que é o endereço onde a marca começou em 1935. Para mim, a rue St. Honoré em Paris é a versão extrema do chique, o centro do mundo em beleza, moda e estilo. Juntando a isso a história do batom, criado em 1945, e o facto de as mulheres francesas terem sido as primeiras a usar batom vermelho e maquilhagem no dia-a-dia… foi uma bela fonte de inspiração. E foi também um regresso às minhas raízes na marca: um dos primeiros produtos que criei, há 10 anos, foi um batom vermelho, inspirado nas solas dos sapatos Louboutin, num tubo de metal estilo art déco, como os dos primeiros batons, objetos preciosos e que as mulheres usavam como uma joia para trazer na mala. Foi esse espírito que eu quis trazer de volta.
E a paleta de blush?
Adoro-a! Porque é bonita, doce, nostálgica… A imagem é a da fachada do instituto Lancôme na rue St. Honoré nos anos 40, e tem também a torre Eiffel. O efeito é o de um postal antigo, mas usámos a mais avançada tecnologia de laser para a esculpir.
Na imagem do look elas estão prontas para a festa, mas as cores parecem muito usáveis para o dia…
E são. Quando crio uma coleção, penso em todas as mulheres, de todas as idades e culturas, e nos diversos momentos das suas vidas. Estes tons podem ser aplicados de forma suave ou intensa. Pode usar o tom toupeira suave para esculpir o olho, seja na curva acima da pálpebra ou a definir a linha das pestanas de baixo. O castanho mais escuro fica lindo junto às pestanas, para intensificar o olhar, prolongado para fora para tornar os olhos maiores. Pode usar os tons com brilho na pálpebra móvel, o que dá luminosidade e ‘abre’ o olhar. E o tom pálido abaixo da sobrancelha e no canto interno do olho. E pode combinar todos os tons ou usar só um ou dois… É uma paleta que dá às mulheres todas as possibilidades.
E para usar o batom vermelho?
Lembrem-se que podem usá-lo em várias intensidades: esbatido com o dedo, com um gloss por cima, para um efeito subtil, ou aplicado diretamente quando querem um visual mais ‘parisiense’.