
Foto: Chanel 2012 – Greg Williams
“A Chanel escolheu o mundialmente conceituado ator Brad Pitt para ser o rosto da próxima campanha publicitária para o Chanel Nº5.” O comunicado da marca francesa é breve e não adianta muito mais mas confirma-se: Brad Pitt vai mesmo ser o primeiro homem a protagonizar um anúncio do mais célebre perfume feminino do mundo.
O Chanel Nº5 é um perfume com história e um eterno preferido feminino, ao longo das décadas. Criado em 1921 por Ernest Beaux, que já tinha sido perfumista do Czar russo, foi a primeira fragrância da Casa Chanel. Consta que deve o seu nome ao facto de ter sido a quinta proposta apresentada pelo perfumista a Mademoiselle Chanel, e ao facto de 5 ser o número da sorte da criadora.
Para este perfume, Coco Chanel queria não um cheiro de ramo de flores, como era habitual na época, mas sim “um perfume de mulher, com cheiro de mulher”. O perfumista, decidiu, por isso, juntar-lhe uma quantidade quase exagerada de uma molécula de síntese (aldeídeos), que lhe deu o seu caráter de modernidade. Foi o primeiro perfume “abstrato” da história da perfumaria, o que ia de encontro, também, ao movimento artístico da época.