Segundo o médico John Mansfield, autor do livro ‘Six Secrets of Successful Weight Loss’ (Os seis segredos de uma perda de peso bem sucedida),é possível ter uma sensibilidade à comida que faz com que, quando come, esta cause inflamação e aumento de peso. A intolerância a alguns alimentos é mesmo uma das causas mais comuns de aumento de peso. É importante, portanto, descobrir a que é que tem sensibilidade – ovos, leite, trigo, etc.
Mais polémica é a afirmação de que a contagem de calorias e a redução de gorduras não resulta. Para o médico, a ideia de reduzir calorias e aumentar o exercício físico não tem produzido os resultados certos porque as pessoas que seguem uma dieta ficam mais insatisfeitas em termos calóricos e acabam por comer mais porque continuam com fome.
Em vez disto, Mansfield recomenda procurar causas para a dificuldade na perda de peso, tal como problemas de tiróide e sensibilidades ou intolerâncias a certas comidas. A teoria dele é que uma reação do tipo alérgico à sensibilidade a uma comida causa uma inflamação que resulta no aumento de peso. Para descobrir estas sensibilidades, ele sugere que se use o processo de eliminação, experimentando uma longa lista de alimentos que têm alguma tendência a ser problemáticos, tal como ovos, fermento e leite. O objetivo é ir experimentando todos para observar as reações do corpo e, mais tarde, descobrir quais se pode reintroduzir na dieta.
A melhor parte é que uma pessoa não deve sentir fome durante todo este processo. Segundo ele, uma paciente sua perdeu 5kg na primeira semana, assim como os seus sintomas de depressão. Ao longo do tempo, foi reintroduzindo os alimentos que viu que não lhe faziam mal e retirou aqueles que faziam, tendo chegado a baixar de peso de cerca de 83,5kg para 51kg. O médico conclui que quando viu a sua paciente anos mais tarde, ela tinha o mesmo peso e não tinha alterado a sua dieta.