Preparada para tirar a limpo a sua queda para a maternidade? Então vamos a isto.
– Nos últimos anos, já teve pelo menos um animal doméstico a seu cargo – e sobreviveram os dois: você e ele.
– Conseguiu passar três noites seguidas sem dormir sem chegar atrasada ao trabalho no dia seguinte e sem insultar a primeira pessoa que lhe aparecia ao telefone.
– Pessoalmente adora os nomes de Artemisa Angélica e Ivan Rubino mas sabe que provavelmente ficariam melhor nas personagens do romance que tenciona escrever.
– Consegue fazer três coisas ao mesmo tempo, como por exemplo falar ao telemóvel, descascar legumes para a sopa e ver a telenovela.
– Consegue lembrar-se de pelo menos três ocasiões em que ficou em casa à última hora a tomar conta de alguém (avó, primo, cão) embora lhe apetecesse muito muito muito fazer outra coisa qualquer.
– Já terminou a papa/sopa do seu sobrinho só para não se estragar, de pé, à pressa, e sem lhe juntar açúcar/sal, nem fazer caretas.
– É capaz de ficar três dias seguidos sem tomar banho e mesmo assim continuar a sentir-se humana.
– Consegue ouvir conselhos da sua mãe (pior: da sua sogra), inclusive aqueles em que ela insinua que você não sabe nada da vida, sem mandar o prato de papa do seu sobrinho (ou o próprio do seu sobrinho) à parede.
– Consegue ouvir uma criança berrar num centro comercial sem a) deitar imediatamente as mãos aos ouvidos, b) dizer ‘volta Herodes estás perdoado!’, c) pensar ‘Há pessoas que deviam ter usado preservativo.
– Já passou um dia sozinha com uma criança. Já a levou ao ‘Toys-r-us’ dois dias antes da véspera de Natal e depois das 7 da noite. Já se viu a braços com uma birra de hipermercado. Sobreviveram os três (você, ele e o Toys-r-us).
– Mesmo nas alturas em que está atolada em trabalho consegue encontrar dois minutos para ligar à sua melhor amiga, ao primo Gonçalo e à tia Adélia a saber como vão.
– Já pesou mais 5 quilos do que devia e não teve vontade de emigrar para os países Bálticos nem de destruir o vídeo do ‘Libertem Willy’.
– Consegue ficar seis meses seguidos sem ir ao cinema e mesmo assim ter a certeza de que não emigrou para Sedna.
– Consegue ver 4 horas seguidas de Canal Panda, mas 4 Disney Channel, mais o DVD da ‘Pequena Sereia’, mais o DVD da ‘Pequena Sereia’, mais o DVD da ‘Pequena Sereia’, mais uma vez o DVD da ‘Pequena Sereia’, mais o DVD do ‘Peter Pan’, mais o DVD do ‘Peter Pan’, mais do DVD do Pe…
– Já leu 24 vezes seguidas o mesmo livro (de preferência ‘Os Três Porquinhos).
– É capaz de ter a cozinha, o quarto e a sala de pantanas sem ouvir o fantasma da sua avó a segredar-lhe que nunca há-de ser uma dona-de-casa impecável como a prima Tininha.
– Sabe fazer sapos de papel (com respectivos coaxares), ler um livro a fazer vozes diferentes, lembra-se de pelo menos três cantigas que se possam cantar a menores de três anos, e consegue fazer pelo menos 2 jogos diferentes só com as mãos.
– As crianças geralmente gostam de si, em vez de deitarem um olhar ao seu nariz como se você fosse o He-Man e desatarem a berrar abraçadas ao pescoço das mães.
– O futuro pai da criança a) fica ao seu lado sempre que você precisa, b) já saiu mais cedo do trabalho para fazer qualquer coisa que você lhe pediu, c) não perde a calma só porque as coisas não correm como ele quer, d) não se arrisca a desaparecer com o dinheiro da pensão depois da primeira noite mal dormida.