1 – Não beba líquidos
O sistema imunitário não funciona corretamente se estiver desidratado. Beba água, coma sopa e não dispense o chá das cinco (isto se quiser ficar longe da gripe, claro).
2 – Ponha-se a jeito
Apanhe todas as correntes de ar que conseguir: as diferenças bruscas de temperatura afetam o sistema imunitário.
3 – Deixe o casaco em casa
Ponha a vaidade acima da razão e troque aquele casacão grosso pelo casaco fininho e fashion. Se for decotado então, melhor. Em dois dias, é gripe na certa.
4 – Apanhe frio no pescoço
Para continuar no tópico do frio, o vento apanhado no pescoço, principalmente na zona abaixo das orelhas, é, segundo a acupuntura, especialmente ideal para se apanhar gripe. Peito a descoberto também costuma ser tiro e queda.
5 – Não lave as mãos
Para quê desperdiçar a forma mais tradicional e comprovada de se apanhar vírus…
6 – Deite-se tarde
Estamos num país de engripados também porque estamos num país de gente que acredita que tempo gasto a dormir é tempo desperdiçado. Problema: sem um número decente de horas de sono, o sistema imunitário enfraquece.
7 – Fique bem longe da vitamina C
A vitamina C é das maiores defensoras do sistema imunitário, por isso se quer apanhar gripe, fique bem longe de laranjas, kiwis e bróculos. Escusado será dizer que não deve chegar nem perto de suplementos (nem pense em tomar 500 mg duas vezes por dia).
8 – E da vitamina D
É outro protetor do organismo, e reforça, repitam lá, o sistema imunitário.
9 – Feche-se em casa
Não apanhe sol nem ar puro, feche bem as portas e janelas para não deixar entrar nem uma aragenzinha, e ligue o ar condicionado no máximo. O ar seco e quente facilita a propagação de vírus.
10 – Junte-se aos doentes
Engripados deste mundo, uni-vos! Quando vir alguém espirrar, chegue-se bem perto! Dê-lhes abraços apertados, beije-os na boca, fique mesmo mesmo juntinho. É tão romântico apanhar gripe a dois!