Pode estar a comer couve que nem uma lagarta, a correr que nem um atleta e a apanhar os seus 10 minutos de sol, mas será que, sem se dar conta, não estará por outro lado a arruinar todo este bom trabalho?
Fomos descobrir os 6 ‘ladrões’ de cálcio que podem estar a fazer com que os seus ossos se quebrem ao mínimo impacto.
- Alcool
Em pouca quantidade é benéfico, mas pode facilmente transformar-se no ladrão de cálcio nº 1. A quantidade aconselhada é um copo de vinho diário para as mulheres, dois para os homens, e duas cervejas por dia para as mulheres (os homens podem beber até três). Demasiado álcool afeta o pâncreas e interfere com a absorção de cálcio e vitamina D. Também vai aumentar a produção de duas hormonas, cortisol e paratiroide, que são potencialmente destruidoras de ossos. Quem bebe muito está mais em risco de sofrer quedas e fraturas, que depois são mais difíceis de curar. E se além de beber ainda fumar, é bastante provável que os seus ossos se estejam a tornar cada vez mais fracos…
2. Refrigerantes
O mal não está no gás, mas no total de cafeína e de ácido fosfórico, presentes em alguns refrigerantes, que em grandes quantidades podem interferir com a absorção do cálcio. Se tem sede, beba água.
3. Sal
Estamos tão focados no açúcar que muitas vezes nem reparamos na quantidade de sal que consumimos. Tal como acontece com o açúcar, nem todo o sal que comemos é aquele que deitamos na comida. Também há sal nos petiscos, nos aperitivos, nas batatas fritas, no pão… Como é que o sal nos ‘rouba’ cálcio? Por um mecanismo de equilíbrio. Quando temos demasiado sal no corpo, o organismo tem de compensar. Sempre que o equilíbio ácido-básico desestabiliza, o organismo vai buscar cálcio para repor o equilíbrio, e onde é que há cálcio? Nos ossos. Por isso coma sal, que também é importante, mas não abuse…
4. Demasiada proteína
Precisamos de proteína para repor os estragos musculares, e também é verdade que é difícil consumir níveis perigosos de proteína, mas demasiada carne ou peixe podem alterar o ph do organismo. Por isso, tente não ultrapassar os 45 gramas, se é mulher (o equivalente, por exemplo, a um bife mais ou menos do tamanho de um baralho de cartas).
5. Cafeína
Também é difícil consumir níveis perigosos de cafeína, e se tiver uma dieta rica em cálcio não são os cafés que a vão destruir, mas cuidado com a acumulação de cafeína que pode escalar ‘grão a grão’: café, colas, chocolates, e até alguns suplementos…