DNA.jpg

Getty Images/iStockphoto

Desde que os cientistas concluíram a sequenciação do genoma humano, em 2003, a ciência não tem parado de descobrir novas formas de usar a nossa informação genética. Os testes pessoais de genoma para prever e diagnosticar doenças são uma das aplicações que mais interesse suscita, por razões óbvias. Em 2008, a ‘Time’ considerou-os a invenção do ano e em maio deste ano a atriz Angelina Jolie fez as capas de jornais e revistas ao anunciar a drástica decisão de optar por uma dupla mastectomia preventiva depois de saber, por um teste genético, que tinha uma mutação num gene que lhe dava elevada probabilidade de vir a ter cancro da mama.

UMA HERANÇA PESSOAL
Herdamos dos nossos pais um código genético, o genoma, com toda a nossa informação genética. É esta informação que, juntamente com a influência de fatores ambientais, como o estilo de vida, explica as diferenças entre uma pessoa e outra, tanto na aparência como na suscetibilidade a certas doenças. Mais precisamente, o genoma é composto por 23 pares de cromossomas e cada um de nós herda um conjunto do pai e outro da mãe. Os cromossomas contêm cada um uma molécula de ADN que armazena a informação genética em genes. Cada gene tem uma ou mais funções no organismo e se estiverem danificados já não conseguem realizar bem essa função. Quando isto acontece, falamos em doenças que estão ‘escritas’ no genoma, as chamadas doenças hereditárias. “A maioria das doenças, contudo, não é causada diretamente pela mutação de um gene, resulta antes de uma suscetibilidade genética – características genéticas específicas – conjugada com fatores ambientais”, esclarece Jorge Sequeiros, médico geneticista e diretor do Centro de Genética Preditiva e Preventiva da Universidade do Porto (www.testegenetico.com).

QUE TIPOS EXISTEM?

•  Testes de diagnóstico. São os que se fazem para confirmar ou excluir uma doença de base genética numa pessoa doente. Os resultados podem ajudar a perceber a variante da doença, para melhor tratar ou lidar com ela no caso de não ter cura.

•  Testes preditivos. São feitos em pessoas saudáveis. Por exemplo, no caso em que a um familiar foi diagnosticada uma doença genética hereditária e queremos saber se o irmão, o pai ou o filho têm a mesma mutação. Não se fazem estes testes para qualquer doença, apenas no caso das chamadas monogénicas ou hereditárias, que são causadas diretamente pela mutação de um gene, e em que a probabilidade de se vir a contrair a doença, se houver mutação, é muito elevada. “Enquadram-se aqui alguns tipos de cancro, como o cancro da mama e ovários causados pela mutação do gene BRCA 1 e 2, e outras doenças, como a de Huntington, uma doença degenerativa do cérebro, ou a doença de Machado-Joseph, que afeta a coordenação muscular”, explica Jorge Sequeiros. “Também se podem fazer testes preditivos para aferir a suscetibilidade a outras doenças, só que nesses casos o valor dos testes é muito baixo porque não há causalidade direta entre os genes e a doença: para a maioria delas há dezenas de variantes genéticas associadas e de fatores ambientais envolvidos.”

•  Testes de portador. Algumas doenças só se manifestam quando herdamos uma cópia do mesmo gene defeituoso do pai e da mãe. Acontece na doença de Wilson, no albinismo e na fibrose quística. Se dois portadores tiverem um filho, este tem 25% de probabilidade de vir a ter a doença. Se isto acontecer, os outros filhos e os irmãos do pai e da mãe também devem ser testados. Se tiverem, e se quiserem ter filhos, os seus maridos e mulheres terão de fazer o teste. As doenças que precisam de duas cópias de um gene mutado chamam-se recessivas. Aquelas em que basta um chamam-se dominantes.

•  Testes farmacogenéticos. São testes de sensibilidade de resposta a um medicamento. Fazem-se em caso de cancro, por exemplo, já que a metabolização dos medicamentos pode ser diferente de pessoa para pessoa.

•  Testes de rastreio. São feitos a uma camada da população, como o teste do pezinho que se faz aos recém-nascidos.

•  Testes de diagnóstico pré-implantação. Fazem-se aos embriões nas fertilizações in vitro. Em 2009, médicos britânicos anunciaram o nascimento de uma menina nascida desta forma a quem foi feito o teste de despiste da mutação do gene BRCA 1 na fase de embrião, uma vez que a mutação estava presente na família da mãe.

QUE DOENÇAS PODEM DIAGNOSTICAR OU PREVER?

É possível pesquisar alterações genéticas associadas a mais de 1200 patologias.

•  Doenças cromossómicas. A síndrome de Down, que ocorre quando existe uma cópia a mais do cromossoma 21, é o exemplo mais conhecido. Costuma despistar-se através de um teste genético feito durante a gravidez.

•  Doenças monogénicas ou hereditárias. Resultam da alteração num único gene. Exemplos são a síndrome de Li-Fraumeni, que dá origem a vários tumores na mesma pessoa, a síndrome de Lynch, um tipo de cancro colo-retal hereditário, a doença neurodegenerativa de Huntington, a fibrose quística, que afeta os pulmões e o aparelho digestivo, e alguns cancros, como o da mama e ovários, que a atriz Angelina Jolie quis prever, causado pela mutação do gene BRCA 1 ou 2.

Muitas doenças comuns têm algumas variantes monogénicas, como é o caso do Parkinson e do Alzheimer. “De forma genérica, desconfiamos de variante hereditária se há muitos casos na família, sobretudo se forem na forma mais grave e tiverem aparecido em idades mais jovens do que o habitual”, explica Jorge Sequeiros.

•  Doenças genéticas complexas. São doenças multifatoriais, causadas por vários fatores genéticos e ambientais. Incluem-se aqui o grosso das doenças humanas. Diabetes tipo 2, a maioria dos cancros, doença de Parkinson, Alzheimer, esquizofrenia, artrite reumatoide, asma e doenças cardíacas são exemplos. É provável termos familiares com estas doenças sem que isso implique indicação para fazer um teste genético. “Têm tantas variantes genéticas e fatores de risco que o facto de podermos ter uma suscetibilidade genética diz muito pouco sobre a probabilidade de podermos ter a doença.”

QUANDO SE DEVE FAZER UM TESTE GENÉTICO?

•  Quando se tem sintomas de uma doença que pode ter uma causa genética e se pretende um diagnóstico que o confirme.

•  Quando há uma doença genética na família próxima ou um historial que faça suspeitar disso e se pretende saber se existe risco de a vir desenvolver ou de a passar aos filhos. Haver cancro em dois ou mais familiares sobretudo de uma geração à seguinte – pais para filhos, por exemplo – é um possível indício, assim como os familiares terem tido uma idade de diagnóstico prematura, o cancro ocorrer em órgãos bilaterais, como a mama, ou haver vários cancros.

QUAL É O PROCEDIMENTO?
Segundo a lei  em vigor, de 2005, os testes genéticos só podem ser feitos com prescrição médica. Os testes de diagnóstico – feitos a pessoas doentes – são geralmente pedidos por médicos da especialidade nos hospitais. Se forem pedidos num hospital público, são comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde. Nos testes feitos em pessoas saudáveis recomenda-se, além da prescrição médica por um especialista em genética, o aconselhamento genético antes e depois. Existem, nos hospitais públicos e privados, consultas de avaliação de risco e prevenção de doenças genéticas às quais se pode ir diretamente ou por referência do médico de família.

Jorge Sequeiros participou na comissão que elaborou a proposta de regulamentação da lei, que continua por aprovar. Apertar os critérios de prescrição médica é um dos objetivos da regulamentação em apreciação no Governo; tornar obrigatório o aconselhamento genético (agora é recomendado) é outro. “Nem sempre é fácil lidar com informações destas, sobretudo se houver problemas psicológicos ou risco suicida”, alerta. “É importante haver uma avaliação psicológica e acompanhamento de uma equipa multidisciplinar, com psicólogos.” Outro problema sensível é o da proteção de dados, que são confidenciais, para evitar que as informações possam vir a ser usadas por empresas, como seguradoras, para fazer discriminação genética.

OS TESTES GENÉTICOS TÊM LIMITAÇÕES

•  Na grande maioria das doenças os genes influenciam apenas uma pequena parte o risco de as desenvolver, e mesmo que um teste revele predisposição alta para uma doença hereditária, é impossível saber se uma pessoa a vai desenvolver em concreto e com que gravidade.

•  Por outro lado, ter um resultado negativo num teste para uma doença monogénica não é garantia de que não se possa vir a desenvolver a mesma doença por outra via.

•  Mesmo com um diagnóstico confirmado por um teste genético, pode não haver tratamento para a doença. Doenças como a Huntington e a Machado-Joseph não têm cura nem forma de prevenção possível.

•  Nem sempre é possível encontrar a explicação genética para uma doença, seja porque o teste ainda não foi desenvolvido ou por não estar ainda disponível para aplicação clínica.

CUIDADO COM OS TESTES À VENDA NA NET!
Em março, o Infarmed alertou para o perigo dos testes genéticos comprados pela internet, recomendando que sejam feitos apenas sob prescrição médica. Há dezenas de empresas na web a oferecer testes em pacote por preços que vão dos 400 aos cinco mil euros. “Misturam testes a doenças monogénicas com testes de suscetibilidade com valor preditivo quase nulo. As pessoas não sabem interpretar e corremos o risco de acontecer como no Reino Unido, em que os serviços de saúde se viram entupidos com os pedidos de interpretação destes testes”, diz Jorge Sequeiros, esclarecendo que com a lei atual estes testes já são proibidos, embora a fiscalização seja virtualmente impossível. Também são condenados por instituições como o Conselho Nacional  de Ética e o Conselho da Europa.

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

JL 1396

JL 1396

Rir é com ela!

Rir é com ela!

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Santa Casa: 20 casos sob suspeita na Justiça

Santa Casa: 20 casos sob suspeita na Justiça

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

EXCLUSIVO: “Big Brother” - Catarina Miranda deixou um namorado cá fora e tem uma relação tensa com a mãe

EXCLUSIVO: “Big Brother” - Catarina Miranda deixou um namorado cá fora e tem uma relação tensa com a mãe

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites