
Getty Images/iStockphoto
A pensar em todos aqueles que adoravam ter nascido com olhos azuis em vez dos seus “castanhos leais”, como cantava Francisco José, uma clínica em Barcelona, a Eyecos, propõe uma nova técnica de cirurgia laser que muda a cor dos olhos, noticia o site da revista francesa ‘L’Express’. A técnica, que pode custar cerca de €2000, é irreversível.
A cor castanha dos olhos resulta de uma maior concentração de pigmentos de melanina à superfície da íris. Nesta cirurgia, o laser destrói os pigmentos da camada superficial, deixando apenas aqueles que lhes darão o tom azulado.
A cirurgia permite passar de castanho a azul, mas nunca o contrário. Apresenta-se como alternativa para quem já usa lentes de contacto para mudar o tom dos olhos ou para quem nasceu com um olho de cada cor. Mas não está isenta de riscos. Para além de deixar a retina mais sensível aos efeitos do sol, pode causar inflamações e problemas oftalmológicos. “É um procedimento simplesmente perigoso”, alertou a presidente da Academia Francesa de Oftalmologia, Béatrice Cochener, ao jornal ‘Le Figaro’. Razões estéticas que levam muita gente a procurar soluções clínicas que podem não ser tão eficazes como julgam, adverte ainda. “As pessoas ficam com uma cor de olhos desmaiada e sem brilho.”