
Getty Images/Eyecandy Images RF
A idade, o excesso de desporto ou movimentos repetitivos e inadequados em certas atividades profissionais podem provocar a deterioração da cartilagem das articulações. Mas seja qual for a causa, o resultado é o mesmo: dores articulares que dificultam os movimentos e tendem a agravar-se com o tempo frio e húmido. Como travar esta deterioração?
O segredo das cartilagens saudáveis
Na verdade não é um segredo mas dois, duas substâncias constituintes da cartilagem articular e que, quando tomadas por via oral, estimulam a síntese corporal da cartilagem: a glucosamina e a condroitina. Devido aos seus efeitos positivos na prevenção e tratamento da osteoartrose, esta terapêutica começa a ser recomendada por reumatologistas e são cada vez mais as pessoas que a ela recorrem, por se tratar de substâncias que fazem parte da bioquímica natural do corpo.
A boa notícia é que pode encontrá-las num suplemento já disponível em farmácia, formulado à base de glucosamina e condroitina de origem natural sob a forma de sulfato (o que as torna mais ativas e biodisponíveis). Agindo em sinergia, estas duas substâncias podem ajudar a recuperar parte da cartilagem e a prevenir a progressão da sua degradação, tendo diversos estudos demonstrado que os resultados começam a surgir após 8 a 12 semanas e são potenciados com uma toma regular e continuada.
SABIA QUE…
• A cartilagem, como qualquer outro tecido do corpo humano, precisa de um fornecimento constante de nutrientes. Mas ao contrário de outros tecidos, que recebem esses nutrientes através da circulação do sangue, a cartilagem não tem vasos sanguíneos, sendo ‘alimentada’ de uma forma diferente, através do líquido sinovial que a envolve. Como uma esponja, a cartilagem ‘espreme’ para fora os desperdícios celulares quando é comprimida pelos movimentos do corpo e ao expandir-se a seguir absorve o líquido sinovial e os nutrientes que ele contém. Mas este líquido não se limita a nutrir a cartilagem: funciona também como hidratante e lubrificante, graças a substâncias como o ácido hialurónico e a lubricina, e funciona como amortecedor das articulações.
• Seja qual for a sua idade, ter uma atividade física regular é uma das melhores coisas que pode fazer para manter as suas cartilagens jovens e saudáveis.