Um relatório elaborado pelo Sistema Nacional de Saúde Britânico revela que metade das mulheres britânicas sofre de problemas de saúde como depressão, doenças cardíacas ou cancro. A mesma pesquisa conclui que há um elevado nível de consumo de álcool em mulheres com mais de 65 anos. Uma em cada sete mulheres dessa idade consome álcool pelo menos cinco dias por semana. Os especialistastambém se mostraram preocupados com a falta de atividade física, já que um quarto das mulheres inquiridas dizem fazer menos de meia hora de exercido por semana.
Os problemas de saúde parecem afetar mais o sexo feminino: 23% das mulheres está deprimida ou ansiosa , enquanto 45% sofre de doenças crónicas como a diabetes, insuficiência cardíaca ou asma. Os números são muito mais baixos no caso dos homens – apenas 16% sofre de depressão ou ansiedade e só 36% tem problemas de saúde de longa duração.
A atividade física pode ser uma das melhoras formas para tentar contrariar estes dados. Praticar desporto ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a obesidade e outras doenças crónicas, dizem os especialistas.
Em Portugal, um estudo geral sobre a importância e a prática de exercício concluiu que a maioria dos adultos cumpre os índices recomendados na sua faixa etária: 30 minutos de actividade moderada diária (ou 20 a 25 minutos de atividade vigorosa, três dias por semana). Contudo, os idosos, estão abaixo dos 50% no cumprimento das metas recomendadas (idênticas às dos adultos). Nos homens, 45% eram suficientemente ativos, enquanto as mulheres se ficavam pelos 28%.