PESCOÇO E DECOTE
Com uma pele muito fina e pobre em glândulas sebáceas, esta zona é mais frágil e seca do que o rosto. Os raios UV pioram as coisas e a verdade é que mesmo quem tem o cuidado de não sair de casa sem protetor solar no rosto, raramente o aplica também do queixo para baixo: o sol vai então provocando manchas e destruindo as fibras de colagénio que garantem a firmeza da pele. Junte a tudo isto os movimentos constantes do pescoço e facilmente perceberá que esta área precisa mesmo de atenções, sob pena de se mostrar envelhecida prematuramente. E a medicina estética ainda não tem respostas para o rejuvenescimento do pescoço e colo tão eficazes como para o rosto, por isso é mais fácil prevenir do que remediar. A boa notícia é que bastam alguns gestos simples e uns minutos de cuidado diário para manter um decote bonito e mais jovem. Siga-os todo o inverno, sem falhar, e quando chegar a altura de arrumar outra vez o cachecol e a gola alta vai ver a diferença.
– Estenda pelo pescoço e colo todos os cuidados que usa no rosto: das loções aos cremes hidratantes, antirrugas ou antimanchas, passando pelo esfoliante semanal se costuma fazê-lo. Ao aplicar creme de corpo pode sobrepô-lo também (se a sua pele é muito oleosa e tem borbulhas no decote prefira loções hidratantes ligeiras mas não deixe de hidratar).
– Se tiver tempo, faça a massagem recomendada pela epidermologista Joëlle Ciocco, consultora da L’Oréal Paris: com os dedos dobrados para dentro (mas mantendo as palmas das mãos esticadas), passe os nós dos dedos suavemente pelo pescoço abaixo 10 vezes, sem esquecer os lados.
– Se costuma usar decotes mesmo no inverno, não saia de casa sem protetor solar nas zonas expostas, para prevenir manchas e flacidez.
– Se tem tendência para o duplo queixo, faça todos os dias o seguinte exercício: sentada ou de pé, com as costas direitas, imagine uma maçã gigante à sua frente, um pouco acima da sua boca, e tente abocanhá-la lentamente sem se mexer (não vale levantar os ombros!). Repita 30 vezes.
MÃOS
Não é à toa que se diz que elas são as primeiras a revelar a idade de uma mulher. A sua pele é fina (o que significa que marca mais facilmente as rugas), tem poucas glândulas sebáceas (portanto é mais seca e desidrata com facilidade) e está constantemente exposta à luz solar e a toda a espécie de agressões (incluindo as lavagens repetidas mas incontornáveis, sobretudo em época de gripes e resfriados). Os gestos certos podem prevenir,e mesmo reverter, não só os sinais de envelhecimento mas também o desconforto causado pelo vento frio do inverno.
– Substitua o sabonete líquido ou sólido por um gel de duche adequado a pele atópica (encontra várias marcas em farmácia).
– Sempre que lava as mãos (mas sempre mesmo) aplique a seguir uma ervilha de creme, que pode ser específico para as mãos ou um creme de corpo.
– A partir dos 40-45 anos aplique protetor solar com um índice 30 ou 50 de manhã antes de sair de casa e durante o dia sempre que esteja no exterior: é o melhor que pode fazer para prevenir as manchas que tanto envelhecem as mãos.
– Se aplica cuidados diários antimanchas no rosto use-os também nas mãos.
– Uma vez por semana, faça uma esfoliação com um produto suave e mão ligeira e retire o esfoliante com água morna. Com a pele ainda húmida, aplique creme em quantidade generosa, como uma máscara, calce umas luvas de algodão e durma com elas.
PÉS
É verdade que dentro das botas não se veem, mas o cuidado dos pés não é só uma questão de beleza, é também uma questão de conforto e saúde: uma pequena greta aberta no calcanhar pode ser uma oportunidade de entrada para bactérias ou vírus indesejáveis. Curiosamente, os calcanhares tendem a gretar menos no inverno: o facto de estarem fechados nos sapatos evita a evaporação excessiva que os poderia desidratar e a fricção constante das meias acaba por fazer uma microesfoliação diária. Mas isto só não chega para os manter nutridos e bem tratados. Felizmente, precisam de muito pouco para se sentirem felizes.
– Não se esqueça deles ao aplicar o seu creme de corpo depois do duche, insistindo um pouco mais nos calcanhares.
– Uma vez por semana, faça uma esfoliação a seco, passe-os por água morna e massaje com um creme gordo ou um óleo de corpo. Aplique o creme como se fosse uma máscara, calce umas meias de algodão e durma com elas toda a noite.