Pantene continua a apostar na sua campanha global #ShineStrong com o lançamento de um novo vídeo que dá conta de um comportamento comum, mas inconsciente, que muitas mulheres em todo o mundo têm no seu dia a dia: pedirem demasiadas vezes desculpa.
A campanha #ShineStrong de Pantene surgiu em dezembro de 2013 após o sucesso mundial do vídeo viral intitulado #Labels, desenvolvido nas Filipinas, abordando o preconceito de género no local de trabalho – com homens e mulheres a serem rotulados de maneira diferente exatamente pelo mesmo comportamento (tendo gerado mais de 46 milhões de visualizações no YouTube até hoje). O mais recente vídeo de Pantene, intitulado #NotSorry, destina-se a desencadear conversação sobre como as mulheres inconscientemente minimizam a sua força e transmitem uma mensagem com um subtil, mas poderoso, comportamento de pedirem desculpa desnecessariamente, quando não existe motivo para o fazerem.
Com o novo vídeo #NotSorry o objetivo de Pantene é identificar situações comuns onde as mulheres pedem desculpa de uma forma em que se menosprezam, enfraquecendo o seu potencial. A mensagem do vídeo não pretende comunicar que todas as mulheres devam deixar de se desculpar, mas antes que devem manter-se fortes e brilhar todos os dias, limitando-se a pedir desculpa nos momentos em que tal é verdadeiramente apropriado e necessário. Tal como no vídeo #Labels, Pantene espera gerar conversação, continuando a consciencializar e a sensibilizar para os preconceitos e estereótipos que travam a maioria das mulheres.
“Pantene está empenhada em ajudar as mulheres em todo o mundo a serem fortes e brilharem tanto por dentro como por fora”, afirma Colleen Jay, Presidente de P&G Global Hair Care & Color. “Estamos certos de que esta evolução da campanha Shine Strong vai inspirar muitos a agirem e a mudarem. Acreditamos que a mensagem do vídeo ‘Not Sorry’ irá ressoar entre as mulheres, encorajando-as a estarem mais sensibilizadas para este comportamento que as diminui e, por sua vez, prevenir qualquer tipo de preconceito que possam inconscientemente criar”.
A resposta espantosamente positiva à campanha #ShineStrong do ano passado inspirou Pantene a continuar a conversação, incitar à mudança e ajudar ainda mais mulheres através da criação do novo Fundo Global Pantene Shine Strong. A missão do Fundo Shine Strong é educar e permitir ao sexo feminino ultrapassar preconceitos e/ou expetativas da sociedade para que possa atingir todo o seu potencial, bem como celebrar todas as mulheres fortes do mundo que representam a essência de Shine Strong.
A primeira colaboração do Fundo Shine Strong surge nos E.U.A. com a American Association of University Women (AAUW) que vai conceder apoios a líderes estudantis femininas para sensibilizarem contra o preconceito e formas de o evitar nos campus universitários e nas comunidades. A implementação do Fundo Global Shine Strong vai alargar-se a outras regiões durante o próximo ano.