RTX16SJN.jpg

REUTERS

Originalmente, quando a nossa ligação às estações era mais estreita do que agora, o Inverno significava uma época de realinhamento, aprendizagem, prevenção. Hoje, continua a lembrar-nos a importância de reforçar o nosso sistema imunitário.

1 – Seja um balão de oxigénio – Na medicina chinesa, o Inverno está ligado ao elemento metal, que está relacionado com a energia dos pulmões, a cor branca, o sentimento de tristeza, e o sabor ácido. Solução: traga mais oxigénio à sua vida! Dê ao seu corpo todo o ar livre que puder, leve os seus filhos a passear à praia – o Verão pode já ter passado, mas ela continua lá… -, encha muitos balões e faça uma festa com eles, mexa-se mais, em resumo, ponha mais ar nesses pulmões!

2 – Crie calor – Ainda segundo a terminologia chinesa, o Inverno é a altura do ano em que a energia Yang (o calor do sol) dá lugar à energia Yin (o frio). Resultado: temos de gerar calor para nos protegermos do frio: temos de abrandar o ritmo, manter o espírito tranquilo, e ir para a cama cedo. Soa mesmo à chinês, não soa?

3 – Coma a quente… e a amargo – É altura de aquecer o estômago. Também não é preciso queimar a língua, mas aproveite para cozinhar pratos calmantes e quentes. Também segundo os chineses, que ligavam o Inverno ao sabor ácido, esta é uma boa altura para comer alimentos como pão ázimo, kiwis, azeitonas, alho-francês, vinagre, e limões. O alho também é um forte protetor do sistema imunológico. Problema: para manter as suas propriedades protetoras, não pode ser cozinhado por mais de dois minutos. Enfim, se não vai beijar ninguém nas próximas 24 horas, força. Senão, esqueça o alho e lembre-se que um beijo também é super-imunológico.

4 – Evite as correntes de ar – Já lá diziam as nossas avós, e nisto pelo menos tinham razão. Quando a temperatura no nosso corpo desce, o organismo fica mais sensível. E sabe quais são os pontos mais desprotegidos, as ‘portas’ por onde se é atacada? O pescoço, os pulsos e os tornozelos. Por isso é que o cachecol ou gola alta, as botas e as mangas compridas são nossos aliados. Mas continue a arejar a casa: não há nada pior do que o ar ‘concentrado’ de muitos dias…

5 – Descubra o seu tipo de exercício – Se o seu desporto preferido ainda é o sofá, saiba que há um mundo de possibilidades à sua espera: da concentração do pump à energia da zumba. É impossível não descobrir alguma coisa de que goste. Se já é praticante, dê energia nova ao seu treino. Às vezes, basta comprar um acessório novo. Aproveite os saldos.

6- Deixe o deserto – O ar condicionado que ligamos no carro, em casa, no trabalho afeta os pulmões e a pele, que não se dão bem em desertos: por isso dê-lhes água, sopa, fruta, legumes e creme hidratante. Também pode espalhar uma bruma hidratante no rosto três vezes por dia (custa 5 euros em qualquer perfumaria).

7 – Descubra o maravilhoso mundo do chá – Cá em Portugal chamamos chá a tudo, mas a verdade é que em três letrinhas apenas cabe o gigantesco universo dos chás propriamente ditos – verdes e pretos – e das tisanas – infusões de ervas. Cada um tem as suas qualidades: há os calmantes, os energéticos, os frutados. Uma boa receita para um chá de Inverno: deite umas raspas de gengibre fresco num púcaro de água. Deixe ferver 5 a 10 minutos, junte um pouco de mel e limão, enrole-se no ederdão e sonhe com os anjos (ou com o seu Diabo preferido).

8 – Invente uma receita de tarte de maçã – Já lá vai o tempo em que a alimentação natural se regia pelo que o campo dava nessa altura do ano, mas se quiser ser o mais natural possível, finja que acabou de chegar da colheita. O que é que, se vivessemos no tempo dos nossos trisavós, comeríamos por esta altura? Espinafre e couve-flor, abóbora, cenoura, cebola, batata, maçãs, amêndoas e nozes, todo o tipo de citrinos carregados de vitamina C. Laranjas, limões, toranjas. castanhas. Não é tão exótico que não se possa fazer, pois não?

9 – Proteja-se da… tristeza – Tristeza não são só aquelas depressões em grande quando o pai morreu, o patrão nos despediu ou o amor da nossa vida nos deu com os pés. Quem é que não sentiu pelo menos uma pontinha de ansiedade quando saímos do trabalho e é já noite cerrada? A tristeza pode ser uma séria inimiga do nosso sistema imunitário. Mas segundo os psicólogos, não convém fugir dela ou negá-la, antes ‘integrá-la’ na nossa vida sem deixar que a sua canção de sereia nos destrua. Há uma forma doce de ‘tratar’ esta tristeza: pela nostalgia – resta escolher a sua. Ouça uma música que já não ouvia há 10 anos. Faça um álbum de fotografias antigas. Escreva uma carta de amor (mesmo que não a mande). Também segundo os psicólogos, não convém manter-se neste estado durante muito tempo. Anime-se: planeie já uma viagem para a primavera, por exemplo. E tome vitamina D, que ajuda a lutar contra as depressões de inverno.

10 – Seja um girassol – Isto é que já vai ser mais difícil. Mas cá vai: outro conselho para quem quer resistir ao Outono da melhor maneira é – deite-se ao pôr do sol e levante-se de madrugada. Ou seja, siga o ciclo solar, e adapte o seu corpo aos ritmos do Universo. Soa poético, não é? E zen? O problema é que quem pode levantar-se ao pôr do sol que levante a mão… Veem alguma mão no ar? Enfim, fica o conselho: se puder, siga-o. Se não puder, tente pelo menos cumprir as 8 horas de sono aconselhadas. Se não dorme muito bem, tente evitar os calmantes: nada de acender todos os candeeiros da sala, diminua a luz duas horas antes de dormir, para ajudar o corpo a sincronizar-se. Lembra-se do chá de gengibre? E da carta de amor? Funcionam melhor que muitos calmantes.

11 – Telefone aos amigos – Faça amigos no trabalho, faça amigos no Facebook, faça amigos na fila do supermercado, no ginásio, enquanto passeia o cão… Construa uma rede social de amizades que a protejam do ‘frio afetivo’ do Inverno. Escolha amigos a sério, que a fazem feliz, não umas quantas melgas derrotistas que só lhe ligam para lhe contar como o (sacana do) Armando as deixou pela Sãozinha da contabilidade.

12 – Ponha-se ao fresco – Uma vida ao ar livre costuma ser a grande inimiga de todos os micróbios, por isso não se ponha a dizer que está muito frio para sair de casa, e saia mesmo. Isto costuma ser difícil de fazer sozinha – enfim, pode sempre ir correr para o paredão. Por isso, recrute as crianças – suas ou alheias – e use a sua imaginação. Vá com elas à praia e aproveite o vento do Inverno para fazer voar um papagaio de papel. Ponha um lanche na mochila e parta para um longo passeio a pé. Procure um picadeiro e experimente uma aula a cavalo. Enfim, aproveite para se divertir.

13 – Escolha a melhor roupa – Não sufoque em camadas grossas que não deixam a pele respirar. Use uma t-shirt leve junto ao corpo e depois mais uma ou duas camadas quentes, e é o suficiente.

14 – Ataque com rapidez – Não, não ande à pancada: esteja pronta para atacar com rapidez os princípios de gripe ou constipação. Se se sentir anormalmente arrepiada, tome um banho quente (se tiver algumas gotas de óleo essencial de gerânio é fantástico, mas não é indispensável) e siga para a cama com um saco de água quente. Mantenha o quarto arejado, se necessário com a janela aberta: o que é preciso é não haver correntes de ar. Se necessário, beba apenas líquidos quentes no dia seguinte. Outro remédio caseiro é chá de mirtilo: se tiver compota, deite uma colher numa chávena e junte água quente. Se tiver a garganta ‘apanhada’, gargareje com água salgada. Cuidado para não engolir.

15 – Descubra o Chakra do Palhaço – Já se está a rir? Mas é verdade: os investigadores descobriram que o riso tem um efeito benéfico em todo o corpo: reduz as hormonas ligadas ao stresse (a adrenalina e o cortisol) e aumenta a actividade do sistema imunológico libertando endorfinas, os químicos responsáveis pela nossa sensação de bem-estar. Além disso, limpam o ar dos pulmões (cá estamos outra vez) e fazem-nos sentir mais relaxadas. Os mais dedicados às matérias zen até já escobriram um novo chakra: é um ponto de energia entre o coração e a garganta, chamado ‘o Chakra do Palhaço’ – se alguém se sente infeliz, se a vida afectiva está de rastos, se já acorda com cara de caso, é sinal que o chakra do palhaço está fechado. Por isso, pratique a arte do riso. Ria-se de si própria, das anedotas que lhe mandam por mail, das asneiras dos seus filhos, das fotos no Facebook, da vida. Os seus pulmões agradecem-lhe. A sua alma também.

Mais no portal

Mais Notícias

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

O elegante

O elegante "look" monocromático de Máxima dos Países Baixos

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Poeiras do Saara deixam Atenas envolta numa nuvem laranja

Poeiras do Saara deixam Atenas envolta numa nuvem laranja

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Daniela explica porque não tem sexo com David no “Big Brother”

Daniela explica porque não tem sexo com David no “Big Brother”

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites