Na psicologia e psiquiatria, estes sintomas são denominados como dissociativos e acompanham por vezes outras patologia, como a doença bipolar, os ataques de pânico, a depressão, o stress pós-traumático, esquizofrenia ou mesmo a personalidade borderline. A despersonalização caracteriza-se por sentimentos de irrealidade a si e de ruptura de personalidade, mas difere das psicoses pois a pessoa mantém o juízo da realidade.
Pode surgir com o consumo de drogas, como a cannabis, ou por exposição prolongada a stress ou mudanças repentinas de vida. Geralmente acontece quando a pessoa está a passar um conflito interno que para si é insuportável: então a mente para o proteger, faz um processo de dissociação ou separação dos sentimentos e pensamentos incompatíveis. Nas patologias de ansiedade é bastante comum surgir este sintoma, pois a mente dia após dia é constantemente ameaçada com preocupações e problemas, criando uma protecção devido ao cansaço. Assim, o indíviduo sente-se como se estivesse num sonho ou num filme e sente-se distanciado do mundo e dos outros, como se tudo tivesse menos cor, vida e fosse mecânico.
Esta patologia tem vários sintomas, sendo eles a apatia, anestesia sensorial, falta de controlo das acções, fotossensibilidade à luz, alteração do tamanho dos objetos, que são vistos mais pequenos ou maiores; falta de resposta afectiva, visão em túnel e alteração do sentido do tempo. Só é considerada uma patologia, quando se baseia em episódios recorrentes e causa sofrimento na vida da pessoa.
Que factores são agravantes nestas situações? O consumo de cafeína, de nicotina, multidões e locais com muitos estímulos visuais e auditivos, demasiada introspeção e isolamento. O que atenua estes sintomas? Interagir socialmente, o exercício físico e relaxar mentalmente. É aconselhável fazer psicoterapia, hipnose e em alguns casos a terapêutica medicamentosa pode ajudar a atenuar e a controlar os sintomas, de forma a diminuir o sofrimento e a possibilitar a psicoterapia atuar mais eficazmente e em paralelo.
A despersonalização e desrealização não devem ser ignoradas e apesar de serem patologias invisiveís, como tantas outras, causam sofrimento e podem ter consequências perigosas para o indivíduo.
Inês Guterres Ribeiro
Psicóloga clínica e hipnoterapeuta
Contacto: 914730443
email: inesgutrrr@gmail.com
https://www.facebook.com/Inês-Ribeiro-Psicóloga-Clínica
Trabalha em colaboração com espaços terapêuticos, em Lisboa.