iStock-498615428.jpg

Petek ARICI

Não há tempo a perder. De 12 a 25 de março todos os minutos contam. Porquê? A sétima edição das Hair Fashion Weeks entra em funcionamento em todos os salões da Jean Louis David Portugal. É preciso explicar, lembrar e sublinhar às 15 mil pessoas que por ali passam semanalmente que fazer uma nova coloração (por apenas 28 euros na primeira semana) ou fazer um corte (por 20 euros na segunda semana) é mais solidário do que nunca, já que dois euros do valor final revertem a favor do Fundo iMM-Laço, entidade que apoia projetos de investigação na área do cancro da mama. Por cada produto vendido são doados 0,50 euros.

Durante anos, os salões de cabeleireiro foram, para muitos, verdadeiros esconderijos onde o profissional era uma espécie de confessor, que guardava para si tudo o que ouvia da boca do cliente. Chamemos cumplicidade àquilo que os une. Quando esta relação se espraia por todo o país, a marca fica em vantagem, já que a dispersão geográfica lhe aumenta o conhecimento das diferenças entre regiões. “Permite aos profissionais sedimentar com solidez a relação com os clientes, sabendo o que se passa. Para nós é bom!”, defende Rui Sacadura Arroja, administrador-geral do Grupo Provalliance, detentor da marca Jean Louis David Portugal.

E não parece ser uma tarefa difícil quando os colaboradores tomam a causa para si, abraçando-a: questionados sobre que áreas deveriam apoiar para dinamizar a área de responsabilidade social assumida pela empresa, facilmente chegaram a um consenso. Para o representante da marca, a par do envolvimento e dinamismo das equipas é “a relação entre o profissional e o cliente que permite propor a relização de alguns serviços, o que torna esta abordagem eficaz e elegante. As pessoas estão sensibilizadas e a mensagem passa”.

O desafio é lançado numa das conferências comerciais mensais que a Jean Louis David Portugal promove junto dos seus 340 colaboradores, 80% dos quais do sexo feminino. “As equipas sabem que têm duas semanas para propor serviços a um preço competitivo para, de facto, levar as pessoas a sentirem-se tentadas a recorrer ao serviço e depois contribuirem com dois euros. Para a primeira semana estão pensados serviços de cor a 28 euros; a segunda haverá serviços de corte a 20 euros.”

Questionado sobre a dificuldade em associar conceitos de beleza e a saúde, o responsável da Jean Louis David Portugal afirma com certeza que ambos casam na perfeição nestas ações que considera serem “de peso”. “Isto tem tudo a ver connosco e com aquilo que fazemos, em termos de imagem, de relacionamento e, sobretudo, pelo facto de ser uma questão maioritariamente do universo feminino”, defende sublinhando que os valores obtidos têm sido “interessantes”: cerca de 14.938 euros o ano passado [45.000 euros no total das edições]. Mais do que isso, Rui acredita que o mais importante é perceber que todos estão envolvidos na causa. “As pessoas faturam de acordo com aquilo que trabalham e, durante estas semanas, cedem esse valor com muito gosto”, recorda.

HAIR FASHION WEEKS JLD E Fundo iMM-Laço 2018 (2).jpg

DR

Para a edição deste ano foi reservada uma novidade. Porque ser solidário é bom, mas estender essa possibilidade aos outros duplica esse sentido, será possível adquirir vouchers até 31 de março e utilizá-los de 1 de abril a 31 de maio deste ano. Se nunca sabe o que oferecer no dia da mãe e do pai ou no aniversário daquela amiga mais difícil de agradar, arrisque na compra de um destes vouchers e deixe-se surpreender com os resultados.

Porque é que (ainda) vale a pena apoiar esta causa?

Perguntar a quem diariamente se debate com o tema do cancro da mama sobre se ainda vale a pena apoiar esta causa tem várias respostas (óbvias e) plausíveis, até porque as necessidades são diversas. De acordo com Lynne Archibald, do Fundo iMM-Laço, a questão financeira é a ‘bottom line’ do problema. Seria romântico não pensar no assunto, mas a verdade é que os projetos de investigação que poderão levar a conclusões mais precisas sobre o assunto têm um custo. A investigadora Sandra Casimiro acaba de receber uma bolsa no valor pecuniário de 25 mil euros e Lynne não tem dúvidas que é fruto das inúmeras campanhas. É o ‘awareness’. “Sem campanhas não há bolsas; sem bolsas não há estas investigações. Não existe uma cura para o cancro da mama metastático, por exemplo. Não sabemos a causa e, portanto, não há prevenção primária. Todos os projetos que estamos a apoiar estão centrados na necessidade de perceber exatamente o que está a acontecer com o cancro da mama. É mesmo importante porque, infelizmente, ainda há muitas mulheres em Portugal com cancro da mama metastático”, explica Lynne.

Quando aproveitar esta campanha lembre-se que cada ‘tesourada’ é um corte com o historial da doença; cada colaração é o pintar de um futuro de esperança para estas (e todas as outras) mulheres.

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

JL 1396

JL 1396

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

William revela que os filhos têm dois novos amigos

William revela que os filhos têm dois novos amigos

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

"Challengers", de Luca Guadagnino: Jogar ao amor num court de ténis

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Jessica Athayde responde:

Jessica Athayde responde: "Estás grávida, de certeza!"

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

As primeiras palavras de Mel B depois de criticar Gery Halliwell

As primeiras palavras de Mel B depois de criticar Gery Halliwell

“Dia de reivindicar direitos, horários de trabalho, melhores salários, uma vida melhor

“Dia de reivindicar direitos, horários de trabalho, melhores salários, uma vida melhor". Reportagem pela descida da Avenida da Liberdade

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites