Existem cabelos volumosos – e depois existem os cabelos vistos no desfile pre-fall 2019 da Versace. Por exemplo, o cabelo da modelo Grace Elizabeth estava num rabo-de-cavalo alto, decorado com três broches da marca de alta-costura, e foram acrescentadas extensões para chegar ao efeito ‘cheio’ desejado. O look lembra o último desfile da Valentino, onde Kaia Gerber tomou a passarela de assalto com cabelos dramáticos.
Kate domina com mestria o rabo-de-cavalo real. O penteado, em tempos considerado demasiado desportivo para passadeiras vermelhas ou para os membros da realeza, é dos favoritos da duquesa há anos. A sua versão tem sempre um acabamento polido e no final de 2018 passou a contar com um acessório simples e elegante: um laço de veludo.
Desde as molas de Alexander Wang, passando pelas fitas para o cabelo em zig zag de Prabal Gurung, às bandoletes pretas de Tom Ford, este ano trouxe de volta alguns tesourinhos do baú. Os acessórios de cabelo dos ’90s fizeram um regresso triunfal e já há quem acredite que vieram para ficar.
A hairstylist Renda Attia foi a responsável por este penteado lindo que Jasmine Sanders usou na Gala Met de 2018.
A trança corrida que descia pelas costas da modelo foi decorada com pequenas rosas vermelhas e fitas de veludo em tons de cor-de-rosa e vermelho. Ao olhar de perto, também é possível ver também fita dourada e pequenas pérolas presas a um fio enrolados em partes do cabelo.
Se houve uma cor a experimentar este ano, foi o famoso Loiro ‘Nirvana’, o mesmo que as hairstylists Nikki Lee e Riawna Capri criaram para Selena Gomez. O nome é uma homenagem ao lendário artista Kurt Cobain e ao seu look de assinatura.
Esta tendência é apropriada para todos os tipos e texturas de cabelo e bastante simples: basta pôr dois ganchos, paralelamente, acima de cada têmpora. Somos fãs dos acessórios usados no desfile da Versace, mas ganchos clássicos com acabamentos metálicos ficam igualmente bem.
Caso não tenha reparado, praticamente todas as influencers e top models, desde Kendall Jenner a Rosie Huntington-Whiteley disseram adeus a vários centímetros dos seus longos cabelos, tendo apostado em visuais bem mais curtos na transição do verão para o outono. De acordo com o Pinterest, os ‘pins’ de cortes curtos e pixie aumentaram 130%.
Encaracolados ou crespos, os cabelos afro naturais estiveram em alta e passaram a ter protagonismo tanto no street style como na passadeira vermelha.
Os elásticos voltaram às passarelas no desdile de Mansur Gavriel. No final de 2017, a hairstylist de celebridades Jen Atkin lançava a sua própria linha destes acessórios. O ano de 2018 cimentou o seu regresso numa versão com acabamentos de luxo, como seda ou veludo.
As tranças também estiveram em alta nas passarelas, e não demorou para que os tutoriais de diferentes penteados – tantos quando a imaginação permitir – se multiplicassem no YouTube.