Para comemorar o Dia Internacional do Cancro da Mama, que se assinalou a 19 de outubro, e o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, a 30 de outubro, a Avon reafirma o seu compromisso na sensibilização, prevenção e investigação sobre esta doença
Nesse sentido, atribuiu mais de 796 milhões de euros a donativos vinculados a diferentes causas relacionadas com este tipo de cancro nos últimos trinta anos, para além de sensibilizar para a doença mais de 180 milhões de pessoas e financiar check-ups mamários a mais de 20 milhões de mulheres em todo o mundo.
Em Portugal, a marca atribuiu, no ano passado, 90 mil euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro e, este ano, vai doar mais 40 mil euros à mesma instituição, para comparticipação na aquisição de um mamógrafo digital, perfazendo um donativo total de 130 mil euros, nos últimos dois anos.
“O cancro da mama está entre os três tumores diagnosticados com mais frequência em Portugal, e podemos referir-nos a esta doença como uma pandemia silenciosa. Na AVON Portugal, estamos convencidos da importância vital de promover a investigação, a fim de aumentar o conhecimento, controlo, deteção de casos e reduzir o risco dos doentes, até que esta doença seja erradicada”, comenta Mateo Lecocq, Diretor Geral para a Península Ibérica da Avon, num comunicado enviado às redações.
A luta continua, agora em tempos de COVID-19
Com o sobjetivos de aumentar a consciencialização sobre o cancro da mama e de aproximar o futuro onde cada mulher o possa superar, a AVON Portugal, através da Cruzada AVON Contra o Cancro da Mama, angaria fundos com a venda de produtos solidários para o financiamento da investigação sobre tratamentos para o cancro da mama. Para além disso, já ofereceu sete mamógrafos digitais a diferentes hospitais públicos de todo o País.
“Com um panorama tão desafiante e incerto como o deixado pela pandemia COVID-19, devemos reafirmar o nosso compromisso com uma causa tão importante como a luta contra o cancro da mama, contribuindo para compreender de que forma este vírus pode afetar doentes com cancro e identificar tratamentos bem sucedidos que nos ajudem a salvar um grupo tão vulnerável como os doentes com cancro”, afirma Susana Pereira, responsável pela Avon em Portugal.
#Boobwatch é uma iniciativa lançada pela marca, dentro da campanha de ativismo social, para aumentar a sensibilização sobre a importância de controlos regulares para prevenir e facilitar a deteção precoce, bem como para abordar abertamente os mitos em torno desta doença e as suas causas, entre os quais se destacam:
• O desodorizante pode causar cancro da mama. Não, existem teorias sobre o alumínio nos desodorizantes como causa de cancro;
• A dor pode ser um sinal de cancro da mama. Não necessariamente, a dor não significa que seja cancro. Contudo, é recomendável consultar um especialista para um exame.
• O cancro da mama começa com um caroço. Não necessariamente, não se esqueça de consultar um especialista se notar quaisquer alterações estranhas no seu corpo.
A gigante da venda direta de cosméticos está mais empenhada do que nunca a continuar a trabalhar para continuar a garantir a sua segurança e saúde das mulheres, neste caso, através do apoio na luta contra o cancro da mama.