O desafio para experimentar a nova invenção da Dyson não podia ter vindo em melhor altura. Tinha começado a deixar crescer o cabelo e decidido fazer uma franja que teimava em não permanecer no lugar, porque havia sempre cabelos soltos que ficavam no ar – efeito da eletricidade estática, já sabemos. O que descobri é que foram engenheiros e cientistas que conseguiram dar a solução a um problema comum a tantas mulheres.
Estou na verdade a falar de uma nova boquilha criada pela Dyson que tira partido do efeito Coanda para reduzir o cabelo encrespado e sem usar calor extremo. Efeito Coanda? Pois, foi isso mesmo que pensei. E funciona!
O efeito Coanda um fenómeno aerodinâmico que foi utilizado pela primeira vez no modelador Dyson Airwrap. Os engenheiros conseguiram criar um aparelho que repele o ar à velocidade e pressão adequadas para que choque com a superfície curva e adira à mesma. Como resultado, o cabelo é apanhado e envolve-se para criar ondas e caracóis sem calor extremo. Para este novo acessório, os engenheiros voltaram a aplicar o referido efeito, conseguindo que o ar atraia e levante o cabelo mais comprido para a frente, ao mesmo tempo que empurra o cabelo com eletricidade estática para trás, deixando-o menos visível e proporcionando um acabamento brilhante.
No total, os engenheiros da Dyson recolheram mais de 1140 milhões de dados sobre penteados realizados por estilistas profissionais em salões captados em mais de 10.000 horas de ensaios. No total, observaram mais de 420 estilistas em 80 salões de todo o mundo.
Emma Sheldon, Diretora do Departamento de Cuidado do Cabelo na Dyson, explicou o processo:
Depois de observar como os cabeleireiros profissionais utilizavam a técnica da escova redonda e o secador para controlar a eletricidade estática do cabelo, pensámos em utilizar o efeito Coanda num acessório que imitasse esse gesto. Tradicionalmente, esta técnica implica que um profissional utilize a escova redonda para trabalhar uma parte do cabelo, ao mesmo tempo que dirige a corrente de ar do secador para a madeixa para empurrar os cabelos encrespados e escondê-los. Esta nova boquilha faz esse trabalho por si só, tirando partido do fenómeno Coanda para controlar os cabelos com eletricidade estática e escondê-los sem que o cabelo seja danificado pelo calor extremo”.
Já em casa. os consumidores recorriam a soluções de ferramentas de calor, como os alisadores com placas fixas, para conseguir este efeito. Esta última passagem com outras ferramentas expõe o cabelo a um calor adicional desnecessário, o que aumenta o risco de danos irreparáveis, como rutura ou cabelo seco com pontas ainda mais encrespadas. Ou seja, esta é a uma solução que permite obter um efeito liso e brilhante, sem danos para o cabelo. Dica para quem, como eu. tem pouco volume: usar a baixa temperatura!
Os engenheiros realizaram uma série de ensaios antes de alcançarem a forma curva e semicircular que tem a nova boquilha, do Dyson SupersonicTque além de rápido apresenta um controlo inteligente do calor medindo a temperatura do ar mais de 40 vezes por segundo e regulando o calor, o que evita danos quando este é demais, Alem do novo acessório, o Dyson SupersonicTapresenta a boquilha concentradora, o difusor, o pente de dentes largos para cabelo muito encaracolado e o acessório para uma secagem suave.
O acessório para cabelo encrespado é compatível com os modelos existentes do secador de cabelo Dyson SupersonicTM e estará disponível a partir de Setembro de 2021 em www.dyson.pt tanto em separado, pelo preço de 35 €, como dentro da caixa, pelo preço de 399 €.