Depilar as pernas antes de uma pedicure, na teoria, faz sentido. Contudo, aquilo que parece ser um ato simples de higiene (e de cortesia) pode ser a porta de entrada para uma grande dor de cabeça.
“A depilação pode causar micro-fissuras na pele, aumentado o risco de infeção após a pedicure”, explica a dermatologista Lauren Ploch à revista InStyle. Se a bacia não estiver propriamente limpa e desinfetada, as bactérias, fungos ou vírus “podem aproveitar-se das falhas na barreira da pele”, o que resulta numa infeção.
No pior cenário possível, diz a Dra. Ploch, pode acabar com uma infeção bacteriana, tal como a causada pela Staphylococcus aureus, que, se não for tratada com antibióticos, penetra a pele em profundidade e chega à corrente sanguínea. No entanto, a médica sublinha que a maioria das infeções relacionadas com spas não são graves. “A parte assustadora é que nem sempre se consegue ver se o salão limpa bem o equipamento. A bacia pode parecer perfeitamente limpa, mas pode abrigar bactérias, fungos e vírus”.
Para jogar pelo seguro, tanto a médica como a American Academy of Dermatology aconselham fazer a depilação depois da pedicure e ficar longe de spas se tiver uma bolha ou outras feridas nos pés ou nas pernas.“Recomendo que se espere até que a pele tenha sarado completamente (uma ou duas semanas) ou fazer uma pedicure em casa)”, conclui a especialista.