Já sabemos que o pH pode afetar a saúde ginecológica e intestinal, mas sabia que também existe um pH ideal para a pele?
Este tipo de produtos de skincare têm tomado o mercado de assalto nos últimos anos, alegando restaurar o equilíbrio do pH para melhorar a aparência e a saúde geral da pele. As opções e os ingredientes são tantos que pode tornar-se difícil decifrar o que cada um faz ao certo. Por isso mesmo, explicamos tudo o que precisa de saber sobre o assunto.
Afinal, o que é o pH?
O pH (redução de p[otência de] H[idrogénio]) é uma escala usada para determinar a acidez (<7), a neutralidade (=7) ou a alcalinidade (>7) de uma de uma substância. Por exemplo, o sumo de limão é ácido, com um pH de dois, a água é neutra, com um pH de sete, e a lixívia é alcalina, com um pH de 11.
Qual deve ser o pH da minha pele?
Cerca de cinco. Esta composição ligeiramente ácida ajuda a impedir a entrada de bactérias e contaminantes indesejados. A epiderme é protegida pelo manto lipídico, uma película bastante fina que cobre toda a sua superfície e é formada por lípidos e aminoácidos, cuja função é manter a pele hidratada e saudável.
O que pode afetar o pH da pele?
Um pH ácido e saudável pode ser alterado por uma variedade de fatores como, por exemplo, a poluição, a acne, a exposição solar, o suor, mudanças de estação, produtos cosméticos e detergentes. Eles podem danificar o manto lipídico e causar problemas de pele.
O que acontece quando o pH da pele está desequilibrado?
Se a pele ficar muito alcalina, pode ocorrer o ressecamento e o aparecimento de rugas. Isto pode agravar os sinais de envelhecimento da pele. Também é importante garantir que a pele não se torna excessivamente ácida, o que pode deixá-la vermelha e irritada.
O que pode ser feito para restaurar o PH da pele?
Para evitar o desequilíbrio do pH da pele, opte por uma abordagem estilo menos é mais: evite produtos agressivos, lave o rosto no máximo duas vezes por dia e use bastante protetor solar.
Usar um produto de limpeza suave também pode ajudar a evitar o desequilíbrio do pH, bem como adicionar um tónico com pH equilibrado à sua rotina de cuidados para restaurar a acidez. O ideal é procurar produtos de skincare que se aproximem do pH natural da pele — qualquer número entre 4,6 e 5,5 deverá ser uma aposta segura.