Há poucas coisas tão irritantes e, por vezes, dolorosas quanto ter de lidar com aquelas pelezinhas levantadas ao redor das unhas. Mas, afinal, de onde é que elas vêm?
“Geralmente, essa pele fica pendurada e faz parte de uma cutícula que foi separada”, explica a dermatologista americana Dana Stern, que é especialista em unhas.
De acordo com a médica, a cutícula é responsável por proteger a matriz ungueal — aquela parte mais esbranquiçada das unhas, já próxima da raiz. Com o passar do tempo, qualquer trauma na área pode causar irregularidades como, por exemplo, infeções, manchas e até mesmo descoloração nas unhas.
Quais são as causas?
Stern revela que existem vários fatores que podem contribuir para esta situação:
- Tem as mãos extremamente secas: as cutículas ficam ressecadas pelas mesmas razões que tem a pele seca, ou seja, tempo muito seco, excesso de exposição à água, etc.
- Passa a vida a tocar nas unhas: se rói as unhas ou mordisca os cantinhos, isso também pode levar ao aparecimento das tais pelezinhas.
- Lava demasiado as mãos: as pessoas que trabalham com muitos químicos ou são expostas à água com muita frequência, como cozinheiros, bartenders, profissionais de saúde, etc. estão mais suscetíveis ao aparecimento destas peles. Vale o mesmo para as mães, que higienizam sempre as mãos após trocarem as fraldas dos filhos. Basicamente, ao lavarem demasiado as mãos, deixam a pele ressecada mais rapidamente, o que pode gretar a cutícula.
- Pode ter uma deficiência de proteína: a sua pele e as suas unhas são feitas de proteína. Se não ingerir o suficiente, a derme pode ficar gretada e ressecada, o que leva ao aparecimento de pelezinhas.
Qual é o melhor tratamento?
Em primeiro lugar, não morda ou arranque com os dentes. Isto aumenta muito a probabilidade de irritar a pele ou desenvolver uma infeção. “Aplique um pouco de álcool na área, corte a pelezinha na base e resista à tentação de mexer no local”, aconselha a Dra. Stern. Para evitar o problema, a especialista recomenda manter um óleo para cutículas por perto e aplicá-lo regularmente, assim como manter as mãos sempre hidratadas.