Hailey Bieber é conhecida por criar tendências. Sejam as unhas ou a pele com efeito glazed, a modelo encontra sempre formas de tornar as suas preferências virais. Contudo, a iniciativa mais recente saiu gorada.
No final de agosto, a fundadora da marca Rhode partilhou um vídeo no TikTok em que delineia a boca com um lápis castanho e, depois, aplica um gloss transparente nos lábios. “Pronta para todas as coisas de outono, incluindo lábios ‘brownie glazed’”, escreveu na legenda.
A técnica, cujo *novo* nome faz referência à cobertura de glacê nos doces, conferindo uma aparência lisa, cristalina e hidratada, neste caso aos lábios, chamou imediatamente a atenção de editores e entusiastas de beleza. Porém, à medida que se tornou viral, também causou polémica.
Bieber foi bastante criticada por pegar numa combinação que é popular entre mulheres de minorias étnicas, principalmente negras e hispânicas, desde (pelo menos) os anos 1990 e rebatizá-la como se de uma novidade se tratasse — a definição de apropriação cultural.
Qual é o problema?
Num passado não tão distante, o mundo da beleza não via os tons de pele escuros como os vê hoje. Os produtos vinham em cores limitadas e as mulheres de minorias étnicas tinham de ser criativas. Elas misturavam bases e usavam lápis de olhos e sobrancelhas para preencherem os lábios, numa tentativa de corrigir as lacunas de uma indústria que as excluía ativamente.
No final dos anos 1990, a combinação do lápis castanho com o gloss transparente transcendeu as comunidades que a criaram e começou a ser usada por todas, de Britney Spears a Pamela Anderson. Eventualmente, desapareceu do mainstream, mantendo-se viva apenas nas comunidades onde se originou.
“Quando eram as mulheres negras e castanhas a fazê-lo, [o truque] era considerado do gueto e ridicularizado. Agora que faz parte da estética ‘clean girl’, querem rebatizá-lo?” questiona a criadora de conteúdos Taija Reed, num vídeo dedicado à controvérsia que envolve Hailey Bieber.
De sublinhar que a influenciadora americana nunca disse que criou esta tendência, mas também nunca falou sobre onde foi buscar inspiração. E isso teria feito toda a diferença.
Absolutely tf not. pic.twitter.com/olSTUyBa2W
— little miss “she never misses!” (@tajiareed) September 24, 2022