O look nude poder ser o mais minimalista de todos, mas isso não significa que seja fácil de recriar, especialmente na hora de escolher o tom certo de batom. Se for demasiado pálido, arriscamos parecer mortiças. Se for muito escuro, fugimos completamente ao visual pretendido.
O erro mais comum que as mulheres cometem é acreditarem que têm de usar um tom exatamente igual ao da pele. Mas não é bem assim: queremos que seja discreto, e não invisível!
As regras para encontrar batons coloridos também se aplicam aos nudes. Quer isto dizer que o tom e subtom da pele devem ser os fatores principais quando procuramos o nude ideal, mas também devemos ter em conta a cor natural dos lábios. Isto porque a tonalidade da mucosa da boca, por exemplo, pode alterar a cor de um produto, principalmente se for mais cremoso ou glossy.
Se tem um tom de pele mais claro…
Procure por tons nudes beges/rosados, como faz Kendall Jenner. Se escolher a primeira opção, pode parecer que colocou corretor, em vez de batom, por isso tenha atenção a isso e vá ao encontro do tom natural dos lábios.
Se tem um tom de pele médio/moreno…
São as peles que mais podem brincar com tons de nude. As cores mais claras nunca irão ficar “apagadas”, e as mais escuras não sobressaem demasiado – prova disso é esta fotografia da atriz Shay Mitchell. Contudo, os tons de caramelo, os beges e os nudes rosados mais escuros são as escolhas ideais.
Se tem um tom de pele escuro…
Neste caso, os tons de caramelo ou de chocolate mais quentes com um subtom dourado serão perfeitos para fazer sobressair os lábios, sem que eles fiquem demasiado escuros. Se está à procura de inspiração, a atriz americana Tika Sumpter domina a técnica com mestria.
Dica Extra: use sempre um lápis de contorno de lábios ligeiramente mais escuro do que o batom, para dar mais definição.