Há alguns anos, estas mulheres teriam dificuldade em encontrar em Portugal uma base do tom exato da sua pele. Seis tons já era considerado uma gama alargada! Custa a acreditar, mas até há meia dúzia de anos, com exceção da maquilhagem profissional, as marcas tinham um leque de cores muito reduzido e era bastante difícil encontrar o tom de base certo: ou era muito claro, ou muito escuro, ou demasiado amarelo, ou muito rosado… E se era difícil para uma pele caucasiana, para uma pele negra era praticamente impossível (os poucos tons que existiam deixavam a tez acinzentada) e se falássemos de uma mulher indiana, então… mais valia desistir. Felizmente o daltonismo das marcas acabou e agora já é muito mais fácil encontrar gamas alargadas de bases, em todas as faixas de preços e em todos os circuitos.
Agora (sim), escolha
Uma das primeiras marcas a lançar uma gama de bases mais abrangente e inclusiva foi a MAC. Criada em Toronto, no Canadá, em 1984, por um fotógrafo e um cabeleireiro que não conseguiam encontrar maquilhagem que fotografasse bem, o seu lema é “Todas as idades, todas as etnias, todos os géneros.” Hoje propõem mais de 100 tons em 15 formulações diferentes, com um preço médio que ronda os €30-€35 conforme o produto. Mas a grande revolução, ampliada ainda mais pelas redes sociais, foi o lançamento da marca Fenty Beauty, criada há 3 anos pela cantora Rihanna, com um portfólio de 40 tons de bases (recentemente ampliado para 50) e outros tantos de corretores. O boom foi tal que abriu os olhos a muitas marcas, das mais luxuosas às mais acessíveis, para a pertinência de terem uma oferta mais abrangente nesta área. A marca está disponível em exclusivo na Sephora.
Entre as (felizmente já muitas) marcas que têm uma oferta de tons alargada, sugerimos:
- Dior, 40 tons na base de cobertura modulável Face & Body Foundation
- Estée Lauder, 24 tons na base de longa duração Double Wear Foundation
- Guerlain, 30 tons na base de acabamento natural L’Essentiel
- Inglot, 24 tons na base para pele seca AMC Cream Foundation
- Kat Von D, 40 tons na base de longa duração True Portrait Foundation, exclusivo Sephora
- Kiko, 38 tons na base hidratante Insta Moisture Foundation
- Lancôme, 40 tons na base fluida de longa duração Teint Idole Ultra Wear Nude Base
- Make Up For Ever, 25 tons na base de acabamento nude Ultra HD Base Fluide
- NYX, 45 tons na base de longa duração Can’t Stop Won’t Stop Full Couverage Foundation
- Pat McGrath Labs, 36 tons na base de cobertura ligeira a média Skin Fetish Sublime Perfection Foundation, exclusivo Sephora
- Quem Disse Berenice, 27 tons na base matificante Supermate
Como encontrar o tom certo
Não, não é no pulso que se experimenta: coloque o pulso junto ao rosto, observe ao espelho, e facilmente verá que a cor do pulso não só é mais clara do que a do rosto, como, sobretudo no caso das pele mais claras, tem um tom influenciado pelo azulado ou esverdeado das veias, portanto não tem nada a ver. Desfeito já de entrada esse mito, onde se experimenta então? Dois sítios: primeiro na zona do maxilar e também, para tirar teimas, na testa e ao lado do nariz. Sobre uma pele limpa e desmaquilhada, aplique um pouco do tom que lhe parece ser o certo e esbata. Se a base parece fundir-se e desaparecer na pele, encontrou o seu tom. Vá experimentando até acertar.
Ao escolher a base, tenha em conta não só o tom, mas também o subtom da sua pele: rosado, amarelado, neutro…
Não caia na tentação de escolher um tom mais claro (há quem diga que a pele fica mais luminosa, mas na vida real vai parecer uma máscara) nem mais escuro (não, não vai parecer bronzeada, vai parecer mal maquilhada por contraste com o pescoço, o colo, as mãos… Só funciona numa fotografia e, mesmo assim, só se mostrar o rosto e mais nada).
Habitue-se à ideia de que vai precisar de 2 ou 3 tons diferentes para usar conforme a época do ano. Mesmo que não faça praia, a tez nunca é exatamente do mesmo tom em janeiro ou agosto, especialmente nas peles mais claras.
Embora nada substitua a xeperimentação ao vivo na pele, há alguns sites onde encontra uma boa ajuda para escolher a cor:
- fentybeauty.com (Face Shade Finder, apenas em telemóvel)
- patmcgrath.com (secção Foundation)
- kvdveganbeauty.com (secção Virtual Try On, apenas em telemóvel)
- makeupforever.com/fr (Shade Finder Tool onde pode fazer o upload da sua foto)
- maccosmetics.com (Foundation Finder).
Como aplicar
A não ser que a sua pele tenha muitas manchas e imperfeições que queira disfarçar, é natural que não precise de aplicar a base no rosto todo. Aplique no centro (testa, nariz, queixo) e esbata para os lados. Comece com menos do que acha necessário e esbata bem: é mais fácil acrescentar um pouco mais nalguma pequena imperfeição do que retirar o excesso.
Não parta do princípio que tem de aplicar a base com pincel ou esponja. Num dia em que tenha tempo, experimente as várias opções, incluindo os dedos, e veja qual é a aplicação mais fácil para si e aquela que lhe dá o acabamento que pretende.