Entre as 2 e as 4 da manhã, quando estamos no nosso descanso mais profundo, a pele está no seu pico máximo de atividade: as células multiplicam-se mais rapidamente; a produção de colagénio aumenta; corrigem-se os danos celulares sofridos pela ação do stresse diurno, da poluição e da radiação solar e luminosa (incluindo a dos écrans do computador e telemóvel); eliminam-se as toxinas geradas e acumuladas no dia a dia da vida celular; a circulação é mais rápida para facilitar todos estes processos.
A função barreira, que esteve em alerta máximo ao longo do dia para assegurar a proteção da pele, baixa um pouco a guarda (agora a prioridade já não é a defesa, mas a reparação) e a pele torna-se mais permeável – o que permite que a água escape mais facilmente para o exterior, aumentando a desidratação, mas por outro lado facilita a penetração dos cremes e seus princípios ativos, o que os torna mais eficazes. Por isso faz todo o sentido, a partir dos 30-35 anos, usar um creme específico de noite para ajudar a pele no seu trabalho noturno.
Guardas noturnos
Ao contrário dos cremes de dia, que são concebidos sobretudo para proteger e lutam contra o envelhecimento com ativos defensivos, como os antioxidantes e os filtros solares, os cuidados de noite são formulados com ingredientes que visam a reparação e ajudam a pele a regenerar as suas estruturas para corrigir os sinais de envelhecimento: ativos como o retinol, péptidos, que estimulam a produção de colagénio; renovadores celulares, como os ácidos de frutos; hidratantes e redensificantes , como o ácido hialurónico.
Nas peles mais jovens, um creme ou sérum hidratante é o suficiente para ajudar a manter a pele hidratada e confortável, ajudando a adiar o aparecimento das primeiras rugas e a garantir que se acorda com uma tez fresca e repousada. Entre os 30 e os 50 anos, quando a família e o trabalho obrigam a noites mais curtas do que seria desejável, o creme de noite ajuda a compensar os efeitos da falta de sono e a equilibrar a pele, para manter uma aparência mais jovem. E numa pele madura é mesmo indispensável para compensar a secura e desidratação, comuns após a menopausa, e apoiar os mecanismos de regeneração que já não funcionam tão eficazmente.
Pense no creme de noite como uma minicura de beleza que pode fazer diariamente, para dar à pele o que ela precisa para acordar no seu melhor.
Sono de beleza
Não é por acaso que esta expressão existe. Sabemos bem os efeitos devastadores que a falta de sono recorrente, ou mesmo uma única noite de insónia, podem ter na nossa pele: a tez pálida, baça e ressequida, os traços mais marcados, as novas rugas que parecem surgir de um dia para o outro, as olheiras escuras, a hipersensibilidade e reatividade (porque a função barreira fica comprometida e a pele perde capacidades de defesa face a agressões exteriores) e até borbulhas.
Dormir pouco acelera o envelhecimento da pele e, se pensarmos bem, até percebemos porquê: se é durante a noite, enquanto dormimos e todo o corpo está em repouso e concentrado em reparar-se, que as células da pele se regeneram, se o sono for curto essa regeneração dura menos tempo do que deveria e as tarefas com ela relacionadas ficam incompletas. Por isso faça tudo o que puder para garantir o seu sono de beleza todas as noites.
Segredos de alcova
Dicas para potenciar a sua beleza enquanto dorme:
- Limpe sempre bem o rosto antes de se deitar (o ideal é fazê-lo assim que chega a casa, quando ainda tem energia). A limpeza da noite é muito importante, para retirar a maquilhagem mas também porque, mesmo que não se maquilhe, a pele esteve exposta a toda a sorte de poeiras e partículas de poluição altamente oxidativas, que se foram depositando sobre ela ao longo do dia e têm de ser removidas sob pena de a asfixiarem e envelhecerem prematuramente. Além disso, o creme de noite penetra melhor numa pele limpa.
- Aplique sempre o sérum e/ou creme de rosto também no pescoço e na zona do colo.
- Aproveite a aplicação do creme de noite para fazer uma pequena massagem: pressione firmemente as palmas das mãos durante uns segundos na testa, maçãs do rosto, abaixo do queixo e dos lados do pescoço: a seguir, belisque delicadamente a pele, com o polegar e o indicador, ao longo de todo o queixo, depois nas maçãs do rosto e finalmente ao longo das sobrancelhas. Se optar por aplicar um óleo em vez do creme, aproveite para fazer uma massagem com um gua sha.
- Se não quer investir num creme específico para a noite, pode optar por um creme 24 horas ou usar o seu creme hidratante de dia também à noite, desde que este não tenha nenhum fator de proteção solar: um FPS é indispensável durante o dia, mas não à noite e não há necessidade de estar a aplicar ingredientes de que a pele não precisa para desempenhar as suas tarefas noturnas.
- Se tem a pele oleosa, pode usar apenas um sérum simplesmente hidratante (porque a pele oleosa também perde água durante a noite e tenta compensar produzindo mais sebo), refirmante, equilibrante ou qualquer outra ação que seja prioritária para a sua pele neste momento.
- Se tem tendência para acordar com os olhos inchados, experimente não aplicar o seu creme de olhos à noite: reserve-o para a rotina matinal.
- Antes de apagar a luz, não se esqueça de aplicar um creme nas mãos: elas também envelhecem e assim aproveita as horas em que não vai estar constantemente a lavar as mãos, como acontece durante o dia.