Rare Beauty: a marca de make up que Selena Gomez criou para mudar o discurso à volta da beleza
Rare Beauty: a marca de make up que Selena Gomez criou para mudar o discurso à volta da beleza

Selena Gomez não é “apenas” cantora, atriz e uma verdadeira inspiração para quem a segue. É, também, o nome e o cérebro por trás de uma das marcas de maquilhagem mais refrescantes e inclusivas. Rare Beauty é um hino à beleza não padronizada, a todos os tipos de pele e a todas as pessoas. Onde a maioria vê imperfeições, a Rare Beauty vê os detalhes que nos tornam únicos. E é precisamente isso que pretende realçar com os seus produtos, a beleza individual de cada um, ao promover uma cultura de aceitação e ao moldar as conversas em torno da beleza, da autoaceitação e da saúde mental. Nesta missão, Selena Gomez conta com a parceria indispensável de Cynthia Di Meo, Global Stylist da marca e maquilhadora profissional. Foi com ela que a ACTIVA online conversou a propósito do segundo aniversário da Rare Beauty em Portugal e ficou a perceber melhor tudo o que envolve esta marca exclusiva da Sephora.

Rare Beauty: a marca de make up que Selena Gomez criou para mudar o discurso à volta da beleza
Cynthia Di Meo é a Global Stylist da Rare Beauty e conversou com a ACTIVA online sobre a marca e os seus valores

Todos nós crescemos com a ideia de que a maquilhagem servia para nos deixar mais bonitos e para esconder as nossas imperfeições. Mas a Rare Beauty tem uma abordagem completamente diferenciadora e refrescante em relação à maquilhagem e ao que nos torna únicos. Quão importante é enfatizar isto através dos vossos produtos e dos valores da marca?

A Selena queria mudar a ideia do que significa ser bonito. Ela sempre sentiu a pressão de ter que ter um determinado aspeto e quis mudar isso ao criar um espaço que valoriza e celebra as diferenças. É importante retirar a intimidação da beleza e torná-la acessível, porque a maquilhagem deve ser divertida, deve causar emoções e não deve ser algo de que precisamos para sermos bonitos.

Vocês celebram todos os tipos de beleza. O amor-próprio é o único caminho?

Somos uma marca inclusiva e o nosso objetivo é criar um espaço seguro e divertido para toda a nossa comunidade. O amor-próprio é o nosso principal foco, mas a nossa atenção também recai em elevar as pessoas à nossa volta. Acreditamos no poder das palavras e em como isso pode mudar completamente a visão da vida. Um simples e genuíno elogio ou usar palavras bondosas pode mudar o dia de alguém e torná-lo muito melhor.

Somos uma marca inclusiva e o nosso objetivo é criar um espaço seguro e divertido. O amor-próprio é o nosso principal foco, mas a nossa atenção também recai em elevar as pessoas à nossa volta.

Vocês trabalham, realmente, para criar uma mudança positiva no mundo. Como é para si, pessoalmente, aliar a sua paixão pela maquilhagem a estes valores?

É a parceria perfeita. Quando percebi os objetivos da Selena e o propósito por trás da Rare Beauty, soube que tinha encontrado a minha casa. Sempre fui uma maquilhadora que adora valorizar a beleza que existe em cada um de nós. Sei, pela minha experiência pessoal, o que é não encaixarmos, o que é sentirmos que não pertencemos e que não estamos representados no mundo da beleza. Por isso mesmo, sempre quis ajudar as pessoas a verem a sua beleza e a sentirem-se incluídas.

E como é trabalhar com a Selena Gomez?

Fazem-me várias vezes essa pergunta, mas tenho a certeza que as pessoas têm uma ideia de como é porque a marca é uma extensão da Selena. Ela é autêntica, bondosa e divertida. Despende sempre tempo para cumprimentar e falar com todas as pessoas quando entra numa sala. Assume não ser uma makeup artist e não tem medo de pedir ajuda. Ela quer empoderar toda a gente, especialmente as mulheres, a viver a melhor versão da sua vida ao serem generosas consigo mesmas e com os outros.

Enquanto maquilhadora, qual é o conselho mais valioso que pode dar às muitas pessoas que fazem a sua própria maquilhagem, todos os dias?

Diria para não se sentirem pressionados com todo o conteúdo que há nas redes sociais. Ele serve apenas de inspiração para experimentar, talvez, uma técnica nova ou até um novo produto, mas saibam que nada no conteúdo das redes encaixa na expressão “um tamanho serve a todos”. Ao fazer a nossa própria maquilhagem, muitos de nós tenta logo esconder o que nos incomoda (as imperfeições) e tende a aplicar demasiado corretor. Por isso, aconselho a que se foquem primeiro nas feições que mais gostam em vocês, depois no resto da maquilhagem e só depois nessas “imperfeições” para não se destacarem tanto.

Ao fazer a nossa própria maquilhagem, muitos de nós tenta logo esconder o que nos incomoda (…) aconselho a que se foquem primeiro nas feições que mais gostam.

Diga-me três produtos da Rare Beauty sem os quais não passa.

Positive Undereye Brightener – Este é o que mais uso em mim e nos meus clientes, pois ilumina determinadas áreas sem acrescentar textura para uma maquilhagem natural ou, então, quando combinado com um corretor, ajuda a trazer luz para essa área e a acentuar o objetivo do corretor.

Positive Light Liquid Luminzer – Adoro este iluminador líquido. Este é aquele produto obrigatório para quem quer criar um brilho subtil sem adicionar textura à pele – especialmente na zona dos olhos. Pode também ser misturado com a base para dar um toque muito bonito à pele.

Perfect Strokes Universal Volumizing Mascara – A palavra universal aqui significa que funciona em todos os tipos de pestanas e foi criada para que as pessoas consigam obter diferentes looks (e está indicada para olhos sensíveis e para quem usa lentes de contacto).

Cynthia Di Meo partilha muitas dicas no seu Instagram sobre os produtos e as formas de os usar

E quais são os produtos preferidos da Selena?

É difícil dizer, porque vão sempre mudando com os novos lançamentos, mas os últimos eram os Positive Light Undereye Brightener, Positive Light Tinted Moisturize e Always an Optimist 4 in 1 Mist.

Qual é a tendência de maquilhagem que marca este ano?

A pele real. Penso que a pandemia nos obrigou a ficar em casa e a vermo-nos sem maquilhagem e nós queremos ver a pele real, tal como é. Mas como agora também temos muita vontade de aproveitar o tempo perdido e de sair, divirtam-se com a vossa maquilhagem e usem mais cores.

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