Seguir influencers escandinavas nas redes sociais é constatar, a cada scroll, que estas mulheres têm uma pele naturalmente saudável e resplandecente. Um facto curioso, uma vez que residem em países com poucas horas de luz solar e invernos longos.
Então, qual é o segredo? Aqui ficam três coisas simples (e que funcionam):
Saber o que funciona
Que é como quem diz não cair em todas as estratégias de marketing.. “As expectativas são mais razoáveis entre os consumidores escandinavos”, diz Lars Fredriksson, fundador da marca de skincare sueca Verso, em declarações à página Who What Wear. “Por exemplo, é provável que um bom hidratante venda bem cá, mas um creme para a celulite não. Porquê? Porque não funciona“.
Uma coisa crucial que as escandinavas consideram ao comprar produtos para cuidar da pele é a honestidade genuína. “É sobre compreender que a maioria das pessoas pode ver resultados, mas não todas (….) A mentalidade resume-se a saber quais são os ingredientes que funcionam, em vez de correr atrás da última moda”.
Menos é mais
“Pensem nos cuidados de pele das escandinavas como o oposto extremo das rotinas coreanas com 10 passos. Somos limitados, e menos é sempre mais”, diz Fredriksson. Uma filosofia que está relacionada com o tempo, e não com uma mentalidade de pouco esforço. “Todas as pessoas gostam de mimar-se, mas poucas podem fazê-lo todos os dias da semana. O nosso estilo de vida é caótico, portanto gostamos de produtos fáceis de usar e que mantêm a nossa pele saudável. Temos essa abordagem em relação a tudo, incluindo os ingredientes, a aplicação e até mesmo aos produtos que usamos”.
Investir no que funciona
Esta é, possivelmente, a dica mais importante. “Se olharem para a moda escandinava, as pessoas não usam as últimas tendências. Sabemos o que funciona e, depois, ajustamos. É igual com o skincare”. O especialista passa a explicar que, ao contrário de outras áreas da Europa, os escandinavos não têm acesso a muitos dermatologistas. Portanto, se quiserem marcar consultas para tratar algo, além de eczema severo ou psoríase, esta sairá cara. “É por essa razão que os consumidores investem em produtos que funcionam mesmo. Estamos muito mais preparados para gastar dinheiro em produtos de boa qualidade, porque não temos acesso fácil a dermatologistas”.