Com o desenvolvimento da tecnologia e da ciência da beleza, muitos produtos de maquilhagem passaram a ser concebidos para irem além das suas capacidades iniciais, funcionando como cosméticos e produtos de skincare em simultâneo.
As bases de alta qualidade podem ajudar a hidratar e equilibrar a pele, bem como a protegê-la do sol, da poluição e da luz azul. Aliás, os lançamentos mais modernos são ricos em hidratantes, antioxidantes, peptídeos e outros ingredientes antienvelhecimento. Contudo, as coisas mudam de figura quando se escolhe uma base de baixa qualidade — aquelas muito pesadas para o quotidiano e que não são removidas adequadamente à noite.
Para obter os melhores resultados nos cuidados com a pele, escolha produtos com uma consistência mais leve, cobertura leve ou média, efeito natural e uma formulação adequada ao seu tipo de pele. Para peles oleosas e com tendência acneica, uma base equilibrante, matte e oil-free é a escolha mais adequada. Produtos com as palavras-chave como “brilho”, “dewy“, “radiante”, etc., muito provavelmente, não funcionarão nestes casos.
Quem tem a pele sensível deve prestar atenção aos cosméticos minerais de qualidade. A pele mista responderá melhor a bases líquidas à base de água, que contêm menos óleos e emolientes, mas são ricas em humectantes como, por exemplo, a glicerina, o ácido hialurónico e o pantenol.