Cuidar do cabelo não é só mantê-lo limpo, aplicar os cuidados cosméticos que o tornam bonito e sedoso, e evitar agredi-lo durante a secagem e ao pentear. Todas as coisas negativas a que submetemos o nosso corpo (stresse constante, sedentarismo, alimentação desequilibrada e pobre em nutrientes, falta de sono…) afetam também o nosso cabelo e podem até levar à sua queda. Felizmente, o que fazemos de bom também influencia o seu estado, mas aí de uma forma positiva.
Como explica o médico Carlos Portinha, diretor clínico do Grupo Insparya (grupo especialista em diagnóstico, tratamento e investigação da alopecia), uma das coisas que faz uma grande diferença a médio e longo prazo na saúde do cabelo é a alimentação, que deve ter em abundância os nutrientes necessários ao couro cabeludo e ao cabelo: proteínas, alguns aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais e colagénio.
De acordo com este especialista, estes são os alimentos que ajudam a manter um cabelo forte e saudável, pronto para enfrentar as agressões típicas do verão:
Salmão
Este peixe rico em proteínas, vitamina D e ácidos gordos essenciais (ómega-3), favorece o crescimento adequado do cabelo e o desenvolvimento das membranas celulares, que por sua vez fortalecem o couro cabeludo.
Lentilhas
Fonte de proteína de origem vegetal, são ricas em zinco, magnésio e biotina, contribuindo para melhorar a saúde do cabelo.
Arroz
É aconselhável escolher uma variedade de arroz de cor o mais escura possível, como o integral, o basmati ou o vaporizado, que contêm um nível mais elevado de vitamina B, útil para estimular o crescimento celular e tornar os folículos capilares mais fortes e maiores.
Ovos
Fonte de proteínas de elevado valor biológico e ricos em biotina. Um alimento essencial porque a biotina estimula um crescimento novo, mais forte e mais saudável.
Cenoura
O seu principal benefício é o caroteno, um nutriente que promove a saúde da pele e das membranas dos tecidos. Quanto maior for a sua incidência no organismo, maior será a sua capacidade de prevenir a caspa e a queda de cabelo.
Espinafres
Fornecem uma grande quantidade de nutrientes, como as vitaminas A e C, o zinco, o magnésio e o ferro, sendo este último especialmente importante para a saúde do cabelo das mulheres.
Aveia
Rica em vitamina B e zinco, é especialmente benéfica pelo seu teor de silício, um componente muito importante da queratina, um nutriente fundamental no esqueleto do nosso cabelo.
Abacate
Contendo vitamina E – cuja abundância é diretamente proporcional a um cabelo saudável – o abacate é um alimento essencial para um cabelo saudável e forte. É também rico em ácidos gordos valiosos para estimular o crescimento celular (ou seja, as células da unidade folicular) e garantir uma produção capilar mais eficaz e saudável.
Nozes
Ricas em vitamina E, vitamina B, zinco e ácidos gordos essenciais, todos eles indispensáveis para um bom crescimento do cabelo. Devido ao seu poder anti-inflamatório e à sua capacidade de proteção cardiovascular, as nozes são, sem dúvida, um alimento importante a incluir na nossa dieta.
E ainda…
Outros alimentos como as ostras, o feijão, o peixe e a carne, que são também essenciais numa dieta equilibrada, especialmente quando surgem problemas que podem afetar a saúde do cabelo.
O médico Carlos Portinha recomenda também “um estilo de vida saudável com exercício físico e redução dos níveis de stresse, para uma melhor saúde em geral e um cabelo mais saudável em particular”.