Este é um ano de mudança para a Phyto. A marca de cuidados de cabelo que aproveita ao máximo o poder das plantas reinventa-se com novidades na imagem e fórmulas, e para celebrar a ocasião juntou-se ao conceituado cabeleireiro português João Gaspar, que abriu as portas do seu salão à ACTIVA.
Também a Phyto foi criada por um cabeleireiro, um dos mais célebres de França – foi ele que inventou a técnica de brushing -, embora algo desconhecido do grande público, por nunca ter associado o seu nome às suas marcas. Patrick Alès, espanhol que emigrou para França por altura da Guerra Civil espanhola, lançou a marca em finais dos anos 60, para responder a um problema real: os produtos que existiam no mercado eram demasiado agressivos para o cabelo.
Mais de 50 anos depois, a Phyto continua a usar as plantas como superpoder e a responder às necessidades do cabelo. É João Gaspar que hoje passa a mensagem, o cabeleireiro autodidata – a sua formação formal é em Design de Moda pela GUDI, no Porto – que começou por tratar o cabelo da avó, mãe, irmãs e amigas e que agora, em plena Avenida da Liberdade, atende clientes, à vez e sem pressa, num espaço de luxo que convida a regressar uma e outra vez – pelo talento, pela exímia decoração, mas também pelo sorriso com que somos recebidos.
No seu espaço, é João Gaspar que faz tudo, da lavagem ao brushing, e é muito procurado pela coloração, embora diga que não conseguiria escolher entre as várias especialidades da sua arte. Afinal, corte e cor são complementares: um faz sobressair o outro. No corte, João Gaspar admite ter um fraquinho pelos cabelos mais compridos, na cor dá sempre preferência aos tons naturais. Nesta altura do ano, diz serem os tons claros os mais procurados, pelo que, aproveitando o lançamento das novas gamas Phyto Cor e Violeta (há também uma dedicada ao Volume!), deixa-nos alguns cuidados a ter com a cor. A gama Cor é dedicada ao cabelo com madeixas e pintado e a gama Violeta é adequada para cabelo louro descolorado, grisalho e branco.
- Para preservar a cor, escolha produtos adequados para pós coloração, como a gama Cor da Phyto, de forma a assegurar a fixação, a protecção e o cuidado da fibra capilar.
- Para que o cabelo não fique com aspeto grisalho e continue luminoso um dos segredos da gama Violeta da Phyto, além do pigmente roxo, é o extrato de edelweiss, que previne a oxidação e o amarelecimento, mantendo as cores vibrantes.
- Para que o cabelo e o couro cabeludo não fiquem danificados, mantenha-os hidratados e equilibrados diariamente, de forma a minimizar a agressão da coloração.
- Para manter a cor e conseguir uma neutralização perfeita, aplique o champô neutralizador de amarelos (gama Violeta) uma vez por semana, alternando com o champô habitual.
- Aplique frequentemente o condicionador, que atua à superfície, e uma a duas vezes por semana a máscara, que hidrata mais profundamente.
Conheça na fotogaleria abaixo as gamas Cor e Violeta da Phyto: