Tendência forte nos anos 90, o batom castanho volta a dar que falar. E mesmo no verão – onde tipicamente usamos cores mais leves e divertidas -, este tom é estrela.
É importante escolher um tom de castanho que complemente o seu tom de pele. Independentemente do escuro ou não que são, há castanhos mais ricos, quentes, mais próximos do bordeaux, e há castanhos mais frios, acinzentados. Pode encontrar versões mate, aveludadas e em gloss. O acabamento também diz muito sobre a pigmentação do produto: quão menos pigmentado for, mais natural será o resultado. Fórmulas de alta cobertura vão sempre ter mais destaque.
Se não gosta de arriscar demasiado, comece com um lápis delineador. Pode completar com um batom de outro tom, a que já esteja habituada. Uma boa combinação será um delineador de lábios castanho, com um gloss rosado por cima. A mistura das duas tonalidades funciona muito bem – cria, até, uma ilusão de maior volume nos lábios – e é uma boa forma de entrada nesta tendência que veio para ficar.
Este é um tom muito versátil. Pode usá-lo tanto em maquilhagens mais elaboradas, como em maquilhagens mais simples, onde o batom castanho será o ponto forte da maquilhagem, chamando a atenção para os lábios.
Deixe-se inspirar, sem medos.