Existe atualmente um tratamento que utiliza fragmentos de DNA extraídos do esperma de salmão para restaurar o brilho e rejuvenescer a pele. Esta técnica é uma tendência em crescimento no mundo da medicina estética e uma das mais recentes soluções para o envelhecimento saudável.
Ao longo dos anos, a pele vai perdendo as suas características e, fruto da exposição solar, vai-se tornando menos elástica, com flacidez, enrugada e, consequentemente, com menos vitalidade. Apesar de este ser um processo natural, a realidade é que pode ser desacelerado através de inúmeros procedimentos estéticos, entre estes a bioestimulação com polinucleótidos. Os polinucleótidos são uma substância natural, composta por células extraídas e posteriormente purificadas do esperma de salmão, que promovem a regeneração celular e, consequentemente, retardam os sinais de envelhecimento.
A promoção da regeneração celular é extremamente relevante para melhorar a textura, uniformidade e vigor da pele, sendo que este processo é apenas possível uma vez que a bioatividade das células do esperma de salmão é compatível e idêntica à das células da nossa pele, estimulando-as a produzir mais colagénio, uma proteína que tem como função manter a estrutura dos tecidos.
Além da regeneração celular, quando injetados, os polinucleótidos podem restaurar danos e devolver à pele a sua textura macia e firme através deste aumento de colagénio, preservando, assim, a pele sem linhas de expressão ou rugas. Por sua vez, aumentam também a viabilidade e o número de fibroblastos, que são uma das principais células responsáveis pela cicatrização, e favorecem a eliminação dos radicais livres, que são moléculas que causam o envelhecimento.
A bioestimulação com polinucleótidos pode ser utilizada para prevenir o fotoenvelhecimento, reduzir a flacidez da pele e o aparecimento de rugas no rosto, pescoço e mãos, tratar cicatrizes e marcas de acne, assim como restaurar a textura e tonalidade da pele, conferindo-lhe uma tez mais luminosa e jovial.
A utilização de fragmentos do DNA do esperma de salmão pode parecer, inicialmente, um procedimento invulgar, mas os resultados falam por si, sendo que esta técnica é já um sucesso internacional.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.