Quem nunca teve dificuldades em encontrar o tom de base ideal?
A maquilhadora profissional Nam Vo, que faz furor nas redes sociais, sugere fazer um teste numa parte de corpo. Ok, esta parte não é propriamente inovadora. Mas não se trata de uma zona óbvia, como o queixo, o pescoço ou o dorso das mãos.
A especialista diz que devemos usar o ponto mais alto das bochechas, ou seja, onde aplicamos o iluminador, como referência. Isto por ser considerada a área com o tom “mediano” da pele e, portanto, aumentar a probabilidade de acertar na escolha.
Então, qual é o problema das outras áreas do corpo?
Nam Vo explica que o queixo, por exemplo, é uma das partes do rosto que mais apanha sol e, como tal, pode levar-nos a comprar uma base mais escura do que o necessário. Já com o pescoço acontece o oposto: como é uma área que tende a estar menos exposta, pode fazer-nos acreditar que precisamos de um tom mais claro.
O truque da perita baseia-se no facto de as maçãs do rosto não sofrerem com mais ou menos exposição solar e, portanto, serão um bom ponto de partida para escolher o tom a ser usado para uniformizar a tez.
De sublinhar que a regra pode não funcionar tão bem na pele negra, por exemplo, que tende a ter hiperpigmentação e, em muitos casos, requer uma mistura entre dois tons de base.