
Ainda em dezembro do ano passado, chegou-nos à caixa de entrada um segredo muito bem guardado: a Haus Labs, marca de maquilhagem da cantora e atriz Lady Gaga, começaria a ser comercializada em Portugal. Como entusiasta de Beleza que sou, fiquei animada. Os produtos têm sido muito bem recebidos no mercado americano e as redes sociais estão cheias de boas opiniões.
Não fosse esta novidade, só por si, um feliz presente de Natal, à medida que continue a ler o email, gelei. Não, não estou a ler bem. Como? Esperem lá. Isto está mesmo aqui escrito. ‘Entrevistar a Lady Gaga’. Ela mesmo. Não é o responsável sabe Deus de quê da marca, nem um diretor de um qualquer departamento em representação. Eles estão a convidar-nos para entrevistar a Lady Gaga. Pausa para gritinho histérico. Perdoem-me, que não sei fingir costume.
Os meses avançaram, a entrevista foi agendada e reagendada várias vezes, as necessárias para fazer coincidir a agenda da fundadora da marca com os vários jornalistas, curiosíssimos para a entrevistar. A marca passa a ser comercializada em toda a Europa, há que alinhar as agendas dos jornalistas dos vários países para as várias entrevistas. Facilmente o cenário escalou, e acabámos por fazê-lo em conjunto, num ‘mesa redonda’, a melhor forma de termos o máximo de informação, no mais curto espaço de tempo.
O grande dia
Poupo-vos a todos os detalhes, partilho apenas que acabei a fazer esta entrevista, num gabinete de estética (maravilhoso, por sinal), depois de me ausentar elegantemente de uma mesa de jornalistas portugueses, num evento de uma outra marca. O diferente fuso horário assim o ditou.
Entrei na reunião (virtual) e lá estava ela, numa maquilhagem natural, com uma pele imaculada, com um sorriso simpático, de quem ainda não repetiu demasiadas vezes as mesmas coisas – por sorte, fomos a primeira mesa redonda do dia. Prontamente, o moderador tratou de iniciar a sessão, pedindo individualmente a cada jornalista que fizesse a sua pergunta. Rapidamente chegou a nossa vez.
Qual é o produto que melhor representa os valores que orientam a House Labs enquanto marca?
Eu diria que os produtos que melhor representam a nossa marca têm que ser a família Triclone. Escolheria tanto a base quanto o corretor. Na nossa empresa – e também no meu coração, como pessoa – a arte, a ciência e a bondade são três coisas profundamente significativas, em quase todos os aspetos do que criamos.
Com a nossa base e corretor, queríamos garantir que a formulação fosse artística. E somos uma marca ‘clean’, o que significa que removemos 2600 ingredientes prejudiciais de nossa maquilhagem, para garantir que não seja tóxica e, sim, boa para a pele.
Toda a gente me disse que seria impossível: “Não podes fazer uma base de alta performance que seja clean”. Mas nós fizemos! Mais, ainda a enriquecemos com cuidados da pele. E não a enriquecemos com uns cuidado da pele quaisquer. Não apenas com os mesmos ingredientes que se veem todos os dias nas farmácias.
Passámos tempo no laboratório a analisar. “Com o que é que as pessoas se importam quando usam base?” E uma das coisas que percebemos é que as pessoas querem realmente que a pele fique uniforme. E a vermelhidão é um problema que me diz muito, pessoalmente. Tenho muita vermelhidão na minha pele. Não consegues ver agora, porque estou a usar base e corretor. Mas a minha pele está sempre muito vermelha, todas as manhãs. E eu sempre usei arnica – durante anos – para combater a inflamação no meu corpo, de dores articulares. E daí que questionei: se usássemos arnica, teria um impacto significativo na pele?
Então fermentámos a arnica, para ver se seria mais poderosa. E isso reduz visivelmente a vermelhidão, de uma maneira linda e poderosa.
Tradicionalmente, a flor de arnica é utilizada pelas suas qualidades apaziguantes. Tem uma muito boa reputação, pela sua espantosa capacidade de tratar equimoses (nódoas negras) e entorses musculares. Com resultados comprovados no aumento da circulação sanguínea capilar quando aplicada topicamente, a arnica tem múltiplos usos com propriedades antimicrobianos, anti-irritação e antirreumáticas. Nos cosméticos, o óleo de arnica é um ingrediente suavizante incrível presente nos cuidados da pele e cabelo.
Queremos que as pessoas se sintam bem, quando usam os nossos produtos. Então essa é a parte artística, ser poderosa o suficiente para ser uma base de alta performance, de alta qualidade. Que funciona tão bem ou melhor do que uma base convencional.
Depois, a ciência está na formulação, está na tecnologia. O nosso corretor tem cafeína biotecnológica, reduz o inchaço sob os olhos! Isso vai muito além do que o típico corretor faz.
E, por fim, há o aspeto da bondade. Para mim, é importante que todos os nossos produtos sejam fortemente validados em todos os tons de pele, para conseguirmos diversidade. Mas não apenas para criar o maior número possível de opções, mas para criar opções justas, opções bonitas. Subtons bonitos! Cores realmente bem pensadas.
Estas são as três coisas em que penso, ao abordar qualquer produto. Mas sinto que, na família Tricone, é onde estes três valores meio que se uniram sinergicamente, para fazer algo que eu acho que é extra especial, uma vez que estamos a falar de maquilhagem. Fico muito orgulhosa, quando sei que alguém usa a nossa base e o nosso corretor.
Podemos também falar um bocadinho das duas grandes novidades? O PhD Hybrid Lip Glaze Plumping Gloss e o Color Fuse Blush?
Estou efetivamente animada com ambos os produtos. O lip glaze é uma verdadeira inovação. É muito empolgante! É um gloss labial que aumenta os lábios sem causar irritação. Não há aquela sensação de formigueiro, não há irritação nos lábios. Usamos colagénio vegan e um polipeptídeo para aumentar o lábio. E depois de duas semanas de uso, nota-se realmente uma diferença nos lábios, que ficam visivelmente mais cheios. Além disso, há um efeito imediato, ao usar o produto, pela forma como a fórmula se adapta aos lábios e, ainda por cima, tem uma pigmentação excelente. O colagénio vegan é um produto maravilhoso!
E os nossos blushes. Também gosto muito deles, porque também foram formulados com arnica fermentada – o mesmo ingrediente incorporado na nossa base e corretor. Conseguimos incluí-lo também nos nossos blushes. Ele desliza como veludo. Tem cores lindas. E garantimos que a parte de ‘bondade’ da nossa marca esteja sempre intacta, mesmo quando se trata de produtos coloridos. Não testamos só a base e o corretor em todos os tons de pele, também testamos os nossos produtos coloridos, para garantir que há escolhas iguais para todos.
Haus Labs by Lady Gaga está disponível apenas na Sephora, a partir de hoje, 26 de março.