Do comunicado que nos chegou à redação, a propósito do novíssimo sérum de olhos da Lancôme, houve dois dados que me deixaram tanto de surpreendida como de assustada:
A pele dos olhos (…) é três vezes mais fina, desidrata facilmente, contém menos glândulas sebáceas e possui uma função de barreira mais fraca.
Aos 30 anos, o contorno dos olhos envelhece duas vezes mais rapidamente do que o resto do rosto.
Se, como eu, levantou o sobrolho e começou a fazer contas à vida, sossegue, que mais à frente também dizia que o novo Rénergie Yeux H.C.F. Triple Sérum:
(…) demonstrou reduzir in vitro a contração das células musculares, contribuindo para suavizar e apertar as rugas dinâmicas (ou linhas de expressão e linhas de riso) como se estivessem ‘congeladas’.
Esta comparação foi suficiente para me deixar intrigada e fazer querer saber mais. Até hoje, a única coisa capaz de ‘congelar’ o que seja no nosso corpo é a toxina botulínica – mas conhecida como Botox, nome comercial. Conseguir um resultado parecido (atenção à gestão de expectativas) com um produto acessível, no conforto das nossas casas… Como não?
Tinha demasiadas perguntas, por isso falei com Sofia Cunha, National Skincare Expert da Lancôme. Continue a ler, trago-lhe as respostas todas!
Tudo sobre o novo Rénergie Yeux H.C.F. Triple Sérum
Antes de falar do lançamento, para contexto, queria só recordar esta linha que ele vem integrar. Quais são as mais-valias do protocolo Rénergie, que conta já com o Rénergie H.C.F. Triple Sérum e com o Rénergie H.P.N. 300-Peptide Cream?
O protocolo Rénergie é focado em combater os sinais de envelhecimento através da Ciência Regenerativa. Toda a investigação desenvolvida através desta ciência tem como foco regenerar a estrutura da pele. A Lancôme tem, na sua investigação, a capacidade de reconstruir pele viva em laboratório em todas as suas camadas, o que nos permite estudar a fundo o processo de envelhecimento e os melhores ingredientes para o atenuar.
Nesta gama, conseguimos oferecer um protocolo de extrema eficácia e resultados, mas ao mesmo tempo muito sensorial. Damos resposta às necessidades de combate e prevenção do envelhecimento que são reais para todas as mulheres, mas com texturas que permitem que o momento de skincare seja também um momento de autocuidado.
Sabemos que a nossa pele não é exatamente a mesma coisa que a recriada in vitro mas, mesmo assim, este novo ingrediente estrela, o Peptídeo SNK, promete resultados incríveis. Qual foi o objetivo, quando se começou a pensar neste sérum de olhos?
Este sérum de olhos foi mesmo criado com a inspiração em procedimentos estéticos, para oferecer às mulheres uma alternativa ou complemento a esses mesmos procedimentos. Nesse sentido, um dos ingredientes é um tripéptido chamado SNK Peptide que tem a capacidade de diminuir a contração muscular celular, logo, ajuda a ‘congelar’ as rugas dinâmicas. É um tripéptido sintético que imita a Waglerina. O que é a Waglerina? É um polipéptido naturalmente presente no veneno da víbora com uma forte capacidade de relaxar a contração muscular. Ao reduzir a contração muscular, podemos tratar especificamente as linhas dinâmicas e as rugas à volta do contorno dos olhos. Tudo isto sem desconforto e com uma textura simultaneamente fresca e sensorial!
Porquê um sérum e não um creme? Até aqui, estivemos sempre habituados a ouvir falar de cremes de olhos, mas cada vez mais marcas optam por séruns para esta zona. Está relacionado com a textura? Com a concentração de ativos? Em que diferem?
Os produtos podem ter uma ação diferente consoante a sua forma galénica, concentração e ingredientes. No caso dos séruns, são produtos habitualmente mais concentrados e pela sua textura fina, com maior capacidade de absorção pela pele – entregam resultados mais rapidamente. Neste sentido e sabendo que a pele dos olhos é mais fina e envelhece duas vezes mais rapidamente o que a pele do rosto, torna-se necessário regenerar esta zona de forma mais eficaz.
Os séruns conseguem trazer esta eficácia e, no caso de Rénergie H.C.F Triple Serum Eye, de forma muito completa porque consegue aportar hidratação suficiente para ser utilizado sozinho, mas também é fresco o suficiente para ser sobreposto com um creme. Dando um exemplo, o nosso creme de olhos da linha Rénergie tem um resultado fantástico no combate às olheiras, pode ser utilizado com o sérum ou, dependendo da rotina de cada mulher, usar o sérum de olhos de manhã e o creme à noite – sabemos que há sempre quem prefira texturas mais cremosas.
Como funciona
Falam em linhas dinâmicas corrigidas, pálpebras reafirmadas e contorno de olhos desinflamados. Como é que chegamos a este resultado?
A formulação é complexa, mas o funcionamento é extremamente simples. Temos três ingredientes separados para garantir a sua máxima concentração e estabilidade, que atuam nestes três resultados:
Ácido Hialurónico + Péptido SNK atuam no aporte de hidratação, preenchimento de rugas e correção de linhas dinâmicas; Vitamina C+Niacinamida que nesta concentração têm um efeito de lifting no contorno ocular e potenciam a luminosidade e vitamina F que preenche e suaviza a pele. O segredo deste resultado está na concentração destes ingredientes e na sua separação.
Qual é a vantagem desta compartimentação das três ações, que também já acontecia no sérum? Ou é apenas uma questão de experiência de utilização?
Esta compartimentação é fundamental para a ação do produto. Essencialmente, conseguimos uma mistura fresca a cada aplicação porque os ativos que estão presentes na fórmula estão na sua melhor concentração e estabilidade, por estarem separados nas condições ideais para manter a sua eficácia máxima. O desafio na formulação dos produtos não passa apenas por selecionar os melhores ingredientes, passa também por garantir que esses ingredientes conseguem ter uma boa performance ao atuarem juntos. A experiência de utilização acaba por ser uma agradável surpresa!
Como usar
Quem seria o utilizador ideal deste novo sérum de olhos? Que bloco do mercado é que esta novidade vem preencher?
O utilizador ideal na verdade são todas as mulheres que querem prevenir e combater o envelhecimento ocular. Atualmente, devido a toda a exposição a ecrãs, a zona do contorno ocular está ainda sob maior stress. É essencial que consigamos ter produtos para dar resposta a todas as idades, no sentido em que apostamos na regeneração que todas nós precisamos a partir dos 30 anos. Esta novidade vem preencher esta necessidade cada vez maior de termos produtos eficazes, mas frescos e sensoriais.
Há algum constrangimento com a utilização de outros produtos? Alguma incompatibilidade de ativos?
Felizmente, nenhuma! Embora os ativos sejam altamente eficazes, não têm nenhuma incompatibilidade com outros ingredientes, a única coisa que recomendamos é que qualquer rotina seja feita de forma coerente com as necessidades de cada pessoa
A recomendação da marca é usar o Rénergie Yeux H.C.F. Triple Sérum depois do sérum e antes do creme. Porque não antes do sérum de todo o rosto? Ou é indiferente?
Na verdade, é preferível utilizar antes do sérum de rosto, a recomendação marca acaba por ser uma orientação de rotina para o cliente perceber que é feito um encadeamento de séruns.
Idealmente, aplicamos primeiro no contorno ocular e depois no rosto, para garantir que a zona dos olhos recebe diretamente o produto e não tem o sérum de rosto a fazer “barreira” para a devida absorção do produto do contorno ocular.