Do comunicado que nos chegou à redação, a propósito do novíssimo sérum de olhos da Lancôme, houve dois dados que me deixaram tanto de surpreendida como de assustada:

A pele dos olhos (…) é três vezes mais fina, desidrata facilmente, contém menos glândulas sebáceas e possui uma função de barreira mais fraca.

Aos 30 anos, o contorno dos olhos envelhece duas vezes mais rapidamente do que o resto do rosto.

Se, como eu, levantou o sobrolho e começou a fazer contas à vida, sossegue, que mais à frente também dizia que o novo Rénergie Yeux H.C.F. Triple Sérum:

(…) demonstrou reduzir in vitro a contração das células musculares, contribuindo para suavizar e apertar as rugas dinâmicas (ou linhas de expressão e linhas de riso) como se estivessem ‘congeladas’.

Esta comparação foi suficiente para me deixar intrigada e fazer querer saber mais. Até hoje, a única coisa capaz de ‘congelar’ o que seja no nosso corpo é a toxina botulínica – mas conhecida como Botox, nome comercial. Conseguir um resultado parecido (atenção à gestão de expectativas) com um produto acessível, no conforto das nossas casas… Como não?

Tinha demasiadas perguntas, por isso falei com Sofia Cunha, National Skincare Expert da Lancôme. Continue a ler, trago-lhe as respostas todas!

Tudo sobre o novo Rénergie Yeux H.C.F. Triple Sérum


Rénergie H.C.F. Triple Sérum e Rénergie H.P.N. 300-Peptide Creme junta-se agora o Rénergie Yeux H.C.F. Triple Sérum

Antes de falar do lançamento, para contexto, queria só recordar esta linha que ele vem integrar. Quais são as mais-valias do protocolo Rénergie, que conta já com o Rénergie H.C.F. Triple Sérum e com o Rénergie H.P.N. 300-Peptide Cream?

O protocolo Rénergie é focado em combater os sinais de envelhecimento através da Ciência Regenerativa. Toda a investigação desenvolvida através desta ciência tem como foco regenerar a estrutura da pele. A Lancôme tem, na sua investigação, a capacidade de reconstruir pele viva em laboratório em todas as suas camadas, o que nos permite estudar a fundo o processo de envelhecimento e os melhores ingredientes para o atenuar.
Nesta gama, conseguimos oferecer um protocolo de extrema eficácia e resultados, mas ao mesmo tempo muito sensorial. Damos resposta às necessidades de combate e prevenção do envelhecimento que são reais para todas as mulheres, mas com texturas que permitem que o momento de skincare seja também um momento de autocuidado.

Sabemos que a nossa pele não é exatamente a mesma coisa que a recriada in vitro mas, mesmo assim, este novo ingrediente estrela, o Peptídeo SNK, promete resultados incríveis. Qual foi o objetivo, quando se começou a pensar neste sérum de olhos?

Este sérum de olhos foi mesmo criado com a inspiração em procedimentos estéticos, para oferecer às mulheres uma alternativa ou complemento a esses mesmos procedimentos. Nesse sentido, um dos ingredientes é um tripéptido chamado SNK Peptide que tem a capacidade de diminuir a contração muscular celular, logo, ajuda a ‘congelar’ as rugas dinâmicas. É um tripéptido sintético que imita a Waglerina. O que é a Waglerina? É um polipéptido naturalmente presente no veneno da víbora com uma forte capacidade de relaxar a contração muscular. Ao reduzir a contração muscular, podemos tratar especificamente as linhas dinâmicas e as rugas à volta do contorno dos olhos. Tudo isto sem desconforto e com uma textura simultaneamente fresca e sensorial!

Porquê um sérum e não um creme? Até aqui, estivemos sempre habituados a ouvir falar de cremes de olhos, mas cada vez mais marcas optam por séruns para esta zona. Está relacionado com a textura? Com a concentração de ativos? Em que diferem?

Os produtos podem ter uma ação diferente consoante a sua forma galénica, concentração e ingredientes. No caso dos séruns, são produtos habitualmente mais concentrados e pela sua textura fina, com maior capacidade de absorção pela pele – entregam resultados mais rapidamente. Neste sentido e sabendo que a pele dos olhos é mais fina e envelhece duas vezes mais rapidamente o que a pele do rosto, torna-se necessário regenerar esta zona de forma mais eficaz.
Os séruns conseguem trazer esta eficácia e, no caso de Rénergie H.C.F Triple Serum Eye, de forma muito completa porque consegue aportar hidratação suficiente para ser utilizado sozinho, mas também é fresco o suficiente para ser sobreposto com um creme. Dando um exemplo, o nosso creme de olhos da linha Rénergie tem um resultado fantástico no combate às olheiras, pode ser utilizado com o sérum ou, dependendo da rotina de cada mulher, usar o sérum de olhos de manhã e o creme à noite – sabemos que há sempre quem prefira texturas mais cremosas.

Como funciona

Falam em linhas dinâmicas corrigidas, pálpebras reafirmadas e contorno de olhos desinflamados. Como é que chegamos a este resultado?

A formulação é complexa, mas o funcionamento é extremamente simples. Temos três ingredientes separados para garantir a sua máxima concentração e estabilidade, que atuam nestes três resultados:
Ácido Hialurónico + Péptido SNK atuam no aporte de hidratação, preenchimento de rugas e correção de linhas dinâmicas; Vitamina C+Niacinamida que nesta concentração têm um efeito de lifting no contorno ocular e potenciam a luminosidade e vitamina F que preenche e suaviza a pele. O segredo deste resultado está na concentração destes ingredientes e na sua separação.

Qual é a vantagem desta compartimentação das três ações, que também já acontecia no sérum? Ou é apenas uma questão de experiência de utilização?

Esta compartimentação é fundamental para a ação do produto. Essencialmente, conseguimos uma mistura fresca a cada aplicação porque os ativos que estão presentes na fórmula estão na sua melhor concentração e estabilidade, por estarem separados nas condições ideais para manter a sua eficácia máxima. O desafio na formulação dos produtos não passa apenas por selecionar os melhores ingredientes, passa também por garantir que esses ingredientes conseguem ter uma boa performance ao atuarem juntos. A experiência de utilização acaba por ser uma agradável surpresa!

Como usar

Quem seria o utilizador ideal deste novo sérum de olhos? Que bloco do mercado é que esta novidade vem preencher?

Sofia Cunha
National Skincare Expert da Lancôme

O utilizador ideal na verdade são todas as mulheres que querem prevenir e combater o envelhecimento ocular. Atualmente, devido a toda a exposição a ecrãs, a zona do contorno ocular está ainda sob maior stress. É essencial que consigamos ter produtos para dar resposta a todas as idades, no sentido em que apostamos na regeneração que todas nós precisamos a partir dos 30 anos. Esta novidade vem preencher esta necessidade cada vez maior de termos produtos eficazes, mas frescos e sensoriais.

Há algum constrangimento com a utilização de outros produtos? Alguma incompatibilidade de ativos?

Felizmente, nenhuma! Embora os ativos sejam altamente eficazes, não têm nenhuma incompatibilidade com outros ingredientes, a única coisa que recomendamos é que qualquer rotina seja feita de forma coerente com as necessidades de cada pessoa

A recomendação da marca é usar o Rénergie Yeux H.C.F. Triple Sérum depois do sérum e antes do creme. Porque não antes do sérum de todo o rosto? Ou é indiferente?

Na verdade, é preferível utilizar antes do sérum de rosto, a recomendação marca acaba por ser uma orientação de rotina para o cliente perceber que é feito um encadeamento de séruns.
Idealmente, aplicamos primeiro no contorno ocular e depois no rosto, para garantir que a zona dos olhos recebe diretamente o produto e não tem o sérum de rosto a fazer “barreira” para a devida absorção do produto do contorno ocular.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Quem é Maria João Diogo: o grande pilar de Rúben Amorim?

Quem é Maria João Diogo: o grande pilar de Rúben Amorim?

Uma turma com muita poesia

Uma turma com muita poesia

Como ler um jornal

Como ler um jornal

Charlotte Casiraghi e Beatrice Borromeo apaixonadas pelo mesmo estilo de vestido

Charlotte Casiraghi e Beatrice Borromeo apaixonadas pelo mesmo estilo de vestido

E os vencedores dos Prémios Inovação em Prevenção são..

E os vencedores dos Prémios Inovação em Prevenção são..

Desfile de elegância na red carpet dos Prémios Sophia

Desfile de elegância na red carpet dos Prémios Sophia

Príncipe George assistiu à final da Taça de Inglaterra na companhia do pai

Príncipe George assistiu à final da Taça de Inglaterra na companhia do pai

A primeira imagem de Paulo com os filhos de Inês de “Casados à Primeira Vista”

A primeira imagem de Paulo com os filhos de Inês de “Casados à Primeira Vista”

Cláudia Lucas Chéu - Síntese do femininismo

Cláudia Lucas Chéu - Síntese do femininismo

Revolut vai lançar depósitos a prazo em Portugal: “As taxas de juros oferecidas pelos bancos são muito baixas”

Revolut vai lançar depósitos a prazo em Portugal: “As taxas de juros oferecidas pelos bancos são muito baixas”

Galaxy S25 Ultra: Samsung pode apostar em grande na melhoria das câmaras

Galaxy S25 Ultra: Samsung pode apostar em grande na melhoria das câmaras

O concerto de Taylor Swift contado por uma 'swiftie'

O concerto de Taylor Swift contado por uma 'swiftie'

Pare. Parem todos. Eu também

Pare. Parem todos. Eu também

Descubra 15 assentos topo de gama

Descubra 15 assentos topo de gama

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Alice Vieira: à conversa com uma

Alice Vieira: à conversa com uma "contadora de histórias"

À varanda do palácio, Frederico X da Dinamarca celebra 56.º aniversário

À varanda do palácio, Frederico X da Dinamarca celebra 56.º aniversário

Há mar e mar, há ser e há proclamar

Há mar e mar, há ser e há proclamar

Cientistas identificam proteínas que podem ser sinal de desenvolvimento de cancro sete anos antes do diagnóstico

Cientistas identificam proteínas que podem ser sinal de desenvolvimento de cancro sete anos antes do diagnóstico

Energia para Mudar: a descida dos preços dos carros elétricos e dos carregamentos

Energia para Mudar: a descida dos preços dos carros elétricos e dos carregamentos

Reveja aqui a entrega dos Prémios Inovação em Prevenção

Reveja aqui a entrega dos Prémios Inovação em Prevenção

Comer fora: 14 mesas de exterior

Comer fora: 14 mesas de exterior

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

EV3: os detalhes do SUV compacto da KIA

EV3: os detalhes do SUV compacto da KIA

Desfile de famosos na festa Chopard em Cannes

Desfile de famosos na festa Chopard em Cannes

O problema dos ultraprocessados consumidos por crianças entre os 3 e os 6 anos

O problema dos ultraprocessados consumidos por crianças entre os 3 e os 6 anos

Casimiro de Brito - Entre o caos e o canto

Casimiro de Brito - Entre o caos e o canto

Novo Dacia Spring já pode ser encomendado em Portugal

Novo Dacia Spring já pode ser encomendado em Portugal

Porsche revela versão híbrida do 911

Porsche revela versão híbrida do 911

Beatrice Borromeo e Pierre Casiraghi, os príncipes de Cannes

Beatrice Borromeo e Pierre Casiraghi, os príncipes de Cannes

Opera: assistente Aria ganha mais 'inteligência' com o Gemini da Google

Opera: assistente Aria ganha mais 'inteligência' com o Gemini da Google

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1630

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1630

Será que vamos bater o 12º recorde de temperatura mensal seguido?

Será que vamos bater o 12º recorde de temperatura mensal seguido?

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

OMS atualiza lista de bactérias que ameaçam saúde humana por resistirem aos antibióticos

OMS atualiza lista de bactérias que ameaçam saúde humana por resistirem aos antibióticos

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Sete terraços para ir beber um copo e petiscar, de Lisboa a Cascais

Sete terraços para ir beber um copo e petiscar, de Lisboa a Cascais

Corvos conseguem contar até quatro e

Corvos conseguem contar até quatro e "em voz alta"

Romantismo na passadeira vermelha de Cannes

Romantismo na passadeira vermelha de Cannes

O atlas imparável de Siza Vieira na Fundação Gulbenkian

O atlas imparável de Siza Vieira na Fundação Gulbenkian

As 1001 Noites de João Brites e Olga Roriz: A salvação num punhado de histórias

As 1001 Noites de João Brites e Olga Roriz: A salvação num punhado de histórias

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Palavra de profissional: estúdio de design Raw-Edges

Palavra de profissional: estúdio de design Raw-Edges

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites