Para algumas mulheres, aplicar blush pode ser bastante intuitivo. Afinal de contas, a técnica com a muitas de nós estamos mais familiarizadas é aplicar cor diretamente nas maçãs do rosto. Mas a verdade é que não existe nenhum método universal. À semelhança do que acontece com o contorno, a aplicação do blush desempenha um papel essencial em mudar o resultado final da maquilhagem e varia de acordo com o formato do rosto.
Graças ao TikTok, maquilhadores e amadores deram início à conversa sobre a aplicação “adequada” do blush. Alguns preferem espalhá-lo com um pincel (ou com os dedos) ao longo das maçãs do rosto para um look levantado, enquanto outros apostam em sorrir para colocar o produto sobre as maçãs do rosto, o que cria um rubor natural.
Então, qual é a forma mais correta de aplicar blush? Aqui ficam algumas dicas para valorizar os seus traços:
Nas maçãs do rosto
Para um brilho de aparência natural e saudável, sorria e faça círculos com o blush diretamente nas maçãs do rosto. Evidenciar esta área fará com que o rosto pareça mais preenchido, tornando esta técnica adequada para formatos angulares e que precisam de mais volume nas bochechas. O maquilhador de Kylie Jenner prefere tirar o blush das maçãs do rosto e espalhá-lo perto da área sob os olhos para um visual ainda mais jovial e “rechonchudo”.
Ao longo das maçãs do rosto
Inspirada nos arrojados anos 1980 e nas técnicas de modelagem de rosto popularizadas por drag queens, o método conhecido como draping chegou ao uso diário. Uma prática que consiste em ‘arrastar’ o blush pelas maçãs do rosto e criar uma aparência ‘levantada’, que lisonjeia todos os formatos de rosto. Como fazer? Com um blush em pó, passe a cor levemente ao longo das maçãs do rosto, logo acima do contorno, e esbata nas têmporas, criando um formato de letra C na lateral do rosto.
Ao longo do nariz
Também conhecido como o look de “blush bêbedo”, esse método de aplicação cria a ilusão de um rubor natural. Reminiscente da tez naturalmente rosada que surge logo após ser tocada por uma rajada de vento frio, a técnica contribui para um aparência “fofa” e adequada para todos os tipos de rosto. Além das bochechas, aplique o excesso de blush na cana do nariz, mesmo onde o sol bate. Para este visual, opte por um produto em creme, que é essencial para o aspeto uniforme e semelhante ao da pele.
Em todo o rosto
Adequada a todos os tipos de rosto, esta técnica adiciona um brilho geral e uma aparência bronzeada ao rosto. Passe o blush levemente pela cana do nariz e na parte superior da testa, queixo e pálpebras. Para neutralizar a aspereza do blush, este método funciona melhor em cima de um bronzeador.
Como um bronzeador
Para quem tem rostos mais redondos e cheios, a aplicação de um blush cintilante como um bronzeador dará uma aparência mais estruturada, sem contornos. A criadora do TikTok Alena Victoria, por exemplo, leva o blush das maçãs do rosto, até às têmporas, criando um “formato de C” para elevar e iluminar ainda mais o rosto.
Fique também a conhecer a edição de maio da revista ACTIVA, com Mafalda Castro na capa.